Há exatos 35 anos o cinema dava adeus a um de seus grandes mestres. Em 29 de abril de 1980, aos 80 anos, Alfred Hitchcock morreu em sua residência em Los Angeles, vítima de insuficiência renal. Conhecido popularmente como o “mestre do suspense”, o cineasta deixou um legado que ultrapassa um único gênero. Inovador tanto na técnica como na forma de narrar suas histórias, Hitchcock é responsável por algumas das maiores obras-primas do cinema.
Uma delas é Um Corpo que Cai (1958), reexibido recentemente nos cinemas curitibanos e considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos. Em 2012, por exemplo, a revista Sight and Sound, editada pelo British Film Institute, fez uma pesquisa com diretores e estudiosos, que colocaram o filme no topo da lista dos melhores.
Outra obra revolucionária de Hitchcock foi Psicose (1960), que trouxe algo inimaginável para os padrões cinematográficos da época: matar a protagonista na metade do filme. Além disso, imortalizou elementos como a clássica cena do assassinato no chuveiro, a inconfundível trilha sonora de Bernard Herrmann e o psicopata Norman Bates, vivido por Anthony Perkins.
Hitchcock também revolucionou a sétima arte em Festim Diabólico (1948), filmado quase que totalmente em um plano sequência. Na verdade, o diretor fez apenas oito cortes, mas a sensação passada ao espectador é de que os 80 minutos foram registrados em uma única tomada. Já Os Pássaros (1963) conseguiu criar um suspense aterrador sem nenhuma trilha sonora musical.
O cineasta também instituiu o conceito de MacGuffin, termo usado para definir um objeto sem grande importância na história, mas que serve de pretexto para que ela avance.
Ao longo de sua carreira, Hitchcock dirigiu mais de 50 filmes. Além dos citados anteriormente, têm destaque em sua obra Pacto Sinistro (1951), Janela Indiscreta, Disque M para Matar (ambos de 1954) e Intriga Internacional (1959). Porém, mesmo sendo indicado seis vezes ao Oscar, não ganhou nenhum. Recebeu apenas um prêmio pelo conjunto de sua obra em 1968.
Veja a cena clássica do chuveiro em Psicose:
Veja a cena de abertura de Um Corpo que Cai:
Veja cena do ataque das aves em Os Pássaros:
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia