Aparelhagem
Os selecionados pelo edital do MinC vão receber:
> Tela para projeção de 210 (4m x 3m); projetor de vídeo com potência de luz de 2.200 ANSI Lumens; aparelho leitor de DVD; mesa de som de 4 canais; 4 caixas não-amplificadas de 250 watts; amplificador de 1.200Wrms; 2 microfones sem fio; câmera filmadora digital Mini DV 3CCD (Panasonic modelo NV-GS320PL-S).
O Ministério da Cultura (MinC) vai equipar cem pontos de exibição de filmes e vídeos, cedendo a aparelhagem necessária para a projeção digital e títulos do acervo da Programadora Brasil. O edital do projeto, batizado de Cines + Cultura, sai na próxima quarta-feira (11), às 11 horas, durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, com ações simultâneas em seis estados e no Distrito Federal.
Juca Ferreira, ministro da Cultura, apresentará o programa na capital do país, enquanto o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, inaugurará a primeira sessão, na Comunidade das Pedra, no município de São Sebastião da Boa Vista (Pará). Outros sete Cines + Cultura que já receberam oficinas de capacitação o acompanharão, com suas primeiras projeções, na Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Periferias
As periferias dos grandes centros urbanos e as áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano serão priorizadas na seleção, que tem por intuito expandir o acesso à cultura, regionalizando a difusão não-comercial de obras audiovisuais.
Os cines poderão escolher entre os 330 títulos que constam do catálogo da Programadora Brasil mantido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para compor sua programação. E não precisarão se limitar à oferta do programa, desde que atendam à exigência de manter 60% de conteúdo nacional.
Em paralelo, o MinC promove oficinas de capacitação de cineclubistas, sobre a história do cinema e a linguagem cinematográfica, direitos autorais e sustentabilidade. O que for aprendido será usado pelos participantes tanto na hora de definir a programação e divulgá-la, como nos debates após as sessões.
Deixe sua opinião