Um ator alemão que se vestiu de Adolf Hitler e viajou em turnê pelo país por quatro semanas, sorrindo aos cidadãos e afagando seus bichos de estimação para um filme que estreia nesta semana na Alemanha, disse ter ficado chocado com as calorosas recepções que recebeu. O longa “Look Who’s Back” (“Olha Quem Está de Volta”) é a adaptação de um romance de Timur Vermes que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Nele, Hitler acorda nos tempos atuais, se torna uma celebridade e retorna para a política.
Vermes disse ter escrito o livro para criticar o que chama de complacência dos alemães em relação aos nazistas e destacar sua crença de que Hitler teria chances de se tornar bem-sucedido nos dias de hoje, mesmo que o Estado alemão contemporâneo seja estruturado de modo a impedir o retorno da tirania nazista.
O diretor do filme e o ator principal disseram que o tempo que gastaram em turnê pela Alemanha, em filmagens que foram incorporadas ao longa, abriu seus olhos para testemunhar uma mudança de postura à direita.
“Como pode ser que tantas pessoas reajam positivamente a Hitler, aceitem ele?”, questionou o diretor David Wnendt na TV alemã ARD.
O filme mostra o ator Oliver Masucci, plenamente fantasiado com o bigode característico de Hitler, misturando-se por entre aglomerações de pessoas sorridentes, apertando mãos, posando para fotos com bombeiros e até mesmo acariciando cachorros e bodes de estimação.
“As pessoas se esqueceram rapidamente que as câmeras estavam rodando e começaram a falar com o homem, a se abrirem para ele”, disse Masucci.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura