A Cinemateca Brasileira resolveu suspender sua programação entre quinta (4) e domingo (7), em razão do incêndio que atingiu o acervo na madrugada desta quarta (3). Com isso, parte das exibições das mostras Cinemateca ao Ar Livre e Cinema Brasileiro Contemporâneo terão as datas alteradas. A nova agenda ainda não foi divulgada.
Em seu perfil no Facebook, a Cinemateca informou que cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados, o que representa menos de 0,5% do total do acervo.
“Deste total, a grande maioria está conservado em outras mídias e suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias”, diz o comunicado.
O fogo começou por volta das 5h30 prédio localizado no Largo Senador Raul Cardoso. Oito equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e controlaram o incêndio rapidamente.
Para a corporação, a principal hipótese para o início do incêndio é a autocombustão dos filmes, compostos de nitrato de celulose, um material que, pela sua composição físico-química, pode entrar em combustão espontânea, dependendo da temperatura no ambiente.
Segundo a assessoria de imprensa, o espaço de convívio deve continuar aberto ao público nesta segunda (8) e terça (9) de Carnaval. Outras informações sobre a programação serão definidos e divulgados nas redes da Cinemateca.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF