Quando se trata de um filme sobre as habilidades que um robô com inteligência artificial (I.A.) pode possuir, parece apropriado que uma máquina com I.A. seja a responsável por criar o trailer.E foi exatamente isso que aconteceu com “Morgan”, próximo filme estrelado por Kate Mara. As informações são do site Polygon.
- Você vai passar vergonha se discutir política no Face sem ler estes livros antes
- Novo “Star Trek” é aventura rasteira para cinema de shopping
- ‘Aquarius’ não é só um filme; é o grande acontecimento do cinema brasileiro
- “O Sono da Morte” é um “Hora do Pesadelo” bonitinho
- ‘Um Namorado para Minha Mulher’: remake brasileiro supera original argentino
A trama de Morgan gira em torno de uma consultora de gestão de riscos corporativos que precisa decidir se deve matar - ou não - uma criatura humanoide com inteligência artificial. Para que a história fosse contada de maneira adequada, a Fox, estúdio responsável pela película, fez uma parceria com empresa de informática IBM. A organização é detentora do computador artificialmente inteligente “Watson”, que ficou encarregado de criar o vídeo promocional mais assustador possível para o filme.
Segundo o Polygon, o desafio da equipe da IBM foi ensinar uma máquina movida por lógica, algoritmos e matemática a incorporar conceitos como o medo. Para que Watson pudesse entender o sentimento, uma equipe de pesquisa colocou a máquina para analisar 100 filmes de terror clássicos, examinando e registrando as cenas para entender os aspectos mais assustadores.
O procedimento incluiu uma análise visual do que estava acontecendo na tela, uma análise de áudio do que estava sendo dito ou como as pessoas estavam reagindo, e uma análise de composição que aferiu como as duas facetas trabalham em conjunto.
Depois da pesquisa, Watson foi alimentado com o filme Morgan e programado para fazer um trailer, usando o que tinha aprendido e percebido sobre como o medo deveria soar. O resultado percebido pela equipe de pesquisa foi que Watson tinha colocado no trailer cenas que os editores humanos não usaram. E essa conclusão está sendo utilizada para estudar como a inteligência artificial define medo.
Para completar a imersão na I.A., a Fox promoveu um outro vídeo, que registrou as reações de dois robôs humanoides artificialmente inteligentes ao observarem o trailer do filme. Assista aqui.
O trailer que Watson criou para Morgan pode ser visto abaixo. O filme chega aos cinemas dos Estados Unidos nesta sexta-feira (2), e ainda não tem data para estrear no Brasil.
Colaborou: Cecília Tümler
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião