Produções latino-americanas, inclusive do Brasil, e espanholas compõem a programação do Festival de Cinema de Miami, com a estreia mundial de “Amores Urbanos”, filme de estreia da brasileira Vera Egito, e o espanhol “El olivo”, informaram seus organizadores nesta segunda-feira (1º).
Filmes também de Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela competirão em diversas categorias da 33ª edição da mostra, que, de 4 a 13 de março, exibirá 129 filmes de ficção e documentários, assim como curtas-metragens, nesta cidade americana da Flórida.
Além de “Amores Urbanos”, com estreia prevista para abril no Brasil, farão sua estreia mundial em Miami “El olivo”, da espanhola Icíar Bollaín, e “Un caballo llamado Elefante”, do chileno Andrés Waissbluth, informou Jaie Laplante, diretor-executivo do festival, em coletiva de imprensa.
“Paulina”, do diretor argentino Santiago Mitre e coproduzido por Walter Salles, também terá lugar entre as projeções do festival, assim como o curta “Memórias da Maré”, da peruana Thais Drassinower, que conta a história de Fidel, um menino de uma pequena vila de pescadores no Brasil que sonha em ser árbitro de futebol.
A última comédia do diretor Alex de la Iglesia, “Mi gran noche”, será apresentada pelo cantor espanhol Raphael, que atua no filme. O encerramento acontecerá com a comédia canadense “The Steps”, de Andrew Currie, pela primeira vez exibida nos Estados Unidos.
Entre os títulos em destaque estão “Argentina”, do espanhol Carlos Saura; “La luz incidente”, do argentino Ariel Rotter; “Un monstruo de mil cabezas”, do uruguaio Rodrigo Plá; “Desde allá”, do venezuelano Lorenzo Vigas e “Espejuelos oscuros”, da cubana Jessica Rodríguez.
Assim como o espanhol Raphael, outros artistas chegarão a Miami para apresentar seus filmes, como a atriz italiana Monica Belluci (“Ville-Marie”), os diretores Icíar Bollaín e Gavin Hood da África do Sul (“Eye in the sky”) e Deepa Mehta da Índia (“Beeba Boys”).
Como ocorre todos os anos, o festival terá uma representação constituída por filmes de diretores de Miami, acrescentou Laplante.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião