Mesmo em tempos de crise econômica e com o preço da pipoca inflacionada, ir ao cinema continua sendo um dos principais passatempos dos brasileiros. Até a metade de dezembro, foram contabilizados mais de 170 milhões de espectadores nas salas de cinema do país em 2016, número equivalente ao total de público do ano anterior. Se em quantidade o saldo é positivo, em qualidade não se pode dizer o mesmo. A lista dos filmes mais vistos indica que, basicamente, três gêneros levam os brasileiros ao cinema: filmes de super-herói, animação e comédia nacional.
Segundo os dados da Agência Nacional do Cinema, tanto no ranking geral quanto de produções nacionais, o líder de público é brasileiro: “Os Dez Mandamentos”, adaptação de novela da Record, que levou 11,3 milhões de pessoas aos cinemas. Os números, porém, geraram controvérsia, já que muitos ingressos teriam sido adquiridos pela Igreja Universal do Reino de Deus e não resultaram em público efetivo.
Como os dados são referentes até o dia 14 de dezembro, não aparece o segundo filme nacional mais visto do ano, “Minha Mãe é uma Peça 2”,que estreou no dia 15 e já amealhou 3,2 milhões de espectadores. O terceiro colocado é o infantil “Carrossel 2”, também adaptado de uma telenovela, seguido por outras comédias escrachadas de humor rasteiro: “É Fada!”, “Até que a Sorte nos Separe 3”, “Tô Ryca!” e “Um Suburbano Sortudo”.
“Há um sincronismo entre a linguagem da televisão e do cinema brasileiro que poderá explicar alguns sucessos de bilheterias”, diz o sociólogo e pesquisador de cinema brasileiro Cleber Fernando Gomes. Para ele, a presença de atores conhecidos e a vinculação a programas de sucesso na tevê aberta sempre funcionam como chamariz do grande público.
Já quando se amplia o espectro para os lançamentos internacionais, o monopólio se divide em duas frentes. A primeira dos filmes de super-herói, liderada por “Capitão América – Guerra Civil” (segundo filme mais visto no país), “Batman vs Superman” e “Esquadrão Suicida”. E a segunda das animações, com “Procurando Dory”, “A Era do Gelo – o Big Bang” e “Pets”. À exceção de “Os Dez Mandamentos”, nenhum filme no Top 10 foge de um dos dois gêneros.
Páreo duro
Para quem se dispõe a bater de frente com essa turma, a disputa é árdua. Em novembro estreou “O Amor de Catarina”, dirigido pelo curitibano Gil Baroni e tido como o maior lançamento da história do cinema paranaense. Mesmo estreando em 64 salas por todo o Brasil, o filme teve 4,4 mil espectadores. “Para um filme de baixíssimo orçamento, foi uma grande vitória”, destaca o diretor.
Entre os lançamentos paranaenses de 2016, o melhor desempenho ficou com “Mundo Cão”, de Marcos Jorge, que teve quase 20 mil espectadores. A seguir aparece outra produção independente, “Travessias”, de Salete Machado, que chegou a um público superior a 12 mil pessoas. “Tem que gastar muita sola de sapato, primeiro para conseguir colocar o filme em cartaz. Depois, o trabalho é mantê-lo. Na nossa realidade, três semanas é lucro”, disse o produtor Talício Sirino em agosto, logo após a estreia de “Travessias”.
Os campeões de público de 2016 (em espectadores)*
Os Dez Mandamentos - 11,3 milhões
Capitão América – Guerra Civil 9,6 milhões
Batman vs Superman – 8,5 milhões
Procurando Dory – 8,1 milhões
Esquadrão Suicida – 7,8 milhões
Deadpool -6 milhões
A Era do Gelo – o Big Bang – 5,2 milhões
Doutor Estranho – 4,7 milhões
Pets – A Vida Secreta dos Bichos – 4,4 milhões
X-Men – Apocalipse – 4,3 milhões
Os Dez Mandamentos – 11,3 milhões
Carrossel 2 – o Sumiço de Maria Joaquina – 2,5 milhões
É Fada! – 1,7 milhão
Até que a Sorte nos Separe 3 – 1,5 milhão
Tô Ryca! – 1,1 milhão
Um Suburbano Sortudo – 1 milhão
Vai que Dá Certo 2 – 729,9 mil
Um Namorado para Minha Mulher – 665,9 mil
O Shaolin do Sertão – 610,1 mil
Mais Forte que o Mundo – 565,9 mil
* Dados da Ancine até 14 de dezembro de 2016