Uma novidade vai agitar as tardes de sábado dos amantes do cinema. É o Cineclube Aliança Francesa, uma parceria entre a instituição de ensino e a Cinemateca de Curitiba, que começa neste sábado (27), às 16h, e vai promover sessões de filmes franceses e francófonos mensalmente, gratuitas e abertas ao público.
“Este projeto já existiu há mais de dez anos e decidimos retomá-lo para difundir o conhecimento da cultura francesa e francófona na capital paranaense”, explica Bertrand Lacour, diretor da Aliança.
O filme de abertura é “Casanova e a Revolução” (La Nuit de Varennes), um drama histórico que relata um momento crucial da Revolução Francesa. Segundo Viviane Ribeiro, professora da Aliança Francesa e apresentadora do cineclube, esta é a oportunidade de ver atores consagrados dirigidos por um dos maiores cineastas do cinema europeu, Ettore Scola, e ainda praticar o idioma.
Formato
A ideia do Cineclube Aliança Francesa é realizar uma sessão mensal, exibindo de clássicos de diretores consagrados até produções alternativas. Antes do filme, a professora e cinéfila Viviane Ribeiro faz uma apresentação sobre o diretor, os atores, o tema e a relevância histórica da obra. Depois da exibição, abre-se um bate-papo para discutir e trocar ideias sobre o que foi assistido.
Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco). O filme deste mês será “Casanova e a Revolução” (1982), de Ettore Scola (com legendas em português). Sábado (27), às 16h. Entrada gratuita.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
Justiça da Argentina manda prender 61 brasileiros condenados ou investigados pelo 8/1
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Deixe sua opinião