O documentário “Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil”, de Belisário Franca, está na corrida para uma vaga no Oscar de 2017.
Nesta terça feira (1), foi divulgada a lista dos 145 longas inscritos para a categoria Melhor Documentário e, entre eles, está o filme nacional.
A Academia explica que alguns dos documentários que constam na lista ainda não completaram alguns dos requisitos obrigatórios para a candidatura, como as estreias em Los Angeles e Nova York. Dessa lista preliminar de 145 filmes, restarão apenas 15 títulos em dezembro.
No dia 24 de janeiro serão conhecidos os 5 finalistas que irão para a disputa do Oscar na cerimônia de 26 de fevereiro de 2017, em Los Angeles.
Exploração
O filme fala de um episódio real que aconteceu no Brasil na década de 1930. Meninos negros foram retirados de um orfanato e levados para uma fazenda, onde foram mantidos sob regime de escravidão por uma família nazista.
O fato ficou desconhecido no país até o final dos anos 90, quando o episódio foi descoberto pelo historiador Sidney Aguilar Filho, que defendeu na Unicamp a tese Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do Trabalho e Violência à Infância Desamparada no Brasil (1930-1945).
Segundo o crítico de cinema Luiz Zanim Oricchio, o longa de o Franca “mostra mais que promete e, além da denúncia de trabalho infantil na era Vargas, passa em revista a mentalidade brasileira que permitia esse tipo de exploração”.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; acompanhe o Entrelinhas
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
Deixe sua opinião