• Carregando...
Cena de Homem Comum, de Carlos Nader: filme abre o festival nesta sexta-feira (24). | Divulgação
Cena de Homem Comum, de Carlos Nader: filme abre o festival nesta sexta-feira (24).| Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (24) a edição 2015 do Festival Internacional do Documentário Estudantil (Fidé), em Curitiba. Até domingo (26), serão exibidos, na Cinemateca, mais de vinte documentários realizados por estudantes de doze países.

A abertura do festival acontece às 19h30 desta sexta, com o longa-metragem Homem Comum, do cineasta Carlos Nader. No sábado, as sessões começam às 15h30, e no domingo, às 17 horas. A programação desta terceira edição do Fidé Brasil inclui ainda um debate, exposição fotográfica e pocket-show. A entrada é franca. A programação completa pode ser conferida no site do festival.

O Festival Internacional do Documentário Estudantil surgiu na França, em 2008, como uma alternativa para valorizar e difundir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Por isso, não trata os documentários de maneira competitiva.

“Não é para estimular quem é melhor, mas para mostrar olhares diferentes de documentários”, explica um dos fundadores da versão brasileira do festival, o curitibano Demian Garcia.

Nos três dias de programação, serão exibidos 22 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, originários doze países diferentes, estre eles Brasil, Cuba, Finlândia, Polônia e Hungria.

Com diferentes linguagens, temas, formatos e abordagens, os filmes têm em comum apenas o fato de terem sido produzidos por estudantes.

“É mesmo um espaço para mostrar os filmes e trocar experiências”, ressalta Garcia.

Independente

Trazido ao Brasil voluntariamente por um grupo de professores da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), o Fidé Brasil é realizado de forma totalmente independente desde sua primeira edição, contando com o apoio de empresários locais sem leis de incentivo ou mecanismos de renúncia fiscal.

A primeira edição do festival em Curitiba, em 2012, teve um público aproximado de 600 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]