A repórter da Gazeta do Povo Adriana Czelusniak exibe nesta quinta-feira (7) seu documentário sobre autismo “Um Só Mundo”. Será às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Após o filme, que tem duração de 24 minutos, haverá um bate-papo com os especialistas Mauren Bodanesi, neuropediatra, e Salmo Raskin, geneticista. A entrada é franca.
Um dos temas da conversa com o público promete ser a polêmica relação estabelecida entre autismo e vacinação – o que recentemente motivou a censura do filme “Vaxxed” no festival Tribeca por decisão de Robert De Niro, um dos organizadores do evento.
“Não há relação comprovada, e os médicos consideram perigosa a interrupção da vacinação”, alerta Adriana.
SERVIÇO
Livrarias Curitiba (Shopping Estação, Av. Sete de Setembro, 2.775, (41) 3330-5119. Dia 7 às 19h30. Entrada franca.
Seu documentário foi premiado no Festival de Cinema Festcine pelo roteiro e enfatiza o Transtorno do Espectro Autismo (TEA) , que se manifesta nos primeiros três anos de vida da criança, afetando habilidades sociais e de comunicação.
Adriana tem sido uma das vozes ativas no país pela difusão de informações sobre o tema e combate ao preconceito – desde que, há seis anos, seu filho teve o diagnóstico confirmado.
O filme também está disponível no canal do YouTube da associação União de Pais pelo Autismo (Uppa):