• Carregando...
Fernando Collor, agora senador, renunciou à Presidência em 1992 | Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Fernando Collor, agora senador, renunciou à Presidência em 1992| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O livro “Notícias do Planalto - A Imprensa e Fernando Collor” (Cia. das Letras), do jornalista Mario Sergio Conti (colunista da Folha de S.Paulo), terá uma versão cinematográfica em breve.

Quem confirma é o próprio produtor da RT Features, Rodrigo Teixeira, que comprou os direitos da obra. Em sua conta no Instagram, Teixeira postou o título do livro com o comentário: “Em breve nos cinemas. RT 2016/2017”.

“A ideia é lançar o filme no começo do ano que vem”, revelou depois o próprio Teixeira à reportagem.

Em “Notícias do Planalto”, Conti relata como viu boa parte da cobertura jornalística feita pelos grandes veículos na eleição que levou Fernando Collor à Presidência do país, em 1989. O livro traz bastidores de como foram feitas reportagens e como foram tratadas passagens importantes no período, como o famoso debate entre Collor e Lula no segundo turno.

De acordo com Teixeira, ainda não está decidido sobre como serão usadas as imagens dos presidenciáveis, mas o filme deve recorrer a várias cenas reais de arquivos. “Mas o personagem principal são os jornalistas.”

O roteirista da versão cinematográfica será Angelo Defanti, que já tem uma pequena experiência em documentários sobre imprensa e política - dirigiu o longa “Meia Hora”, sobre o popular tabloide carioca, e o curta “Um Dia”, que acompanhava o cotidiano do deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL.

“Sempre tive vontade de produzir algo no universo jornalístico”, diz Teixeira, citando filmes como “Todos os Homens do Presidente”, “O Informante” e “Cidadão Kane” - curiosamente, o último vencedor do Oscar também aborda uma investigação jornalística, “Spotlight - Segredos Revelados”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]