O dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de “Amadeus”, cujo roteiro para o cinema lhe deu um Oscar, morreu nesta segunda-feira (6), na Irlanda, aos 90 anos.
“Peter morreu em paz às 5h30 desta manhã, 6 de junho de 2016, em um hospital de Marymount, do condado de Cork, com sua sobrinha, Cressida, ao seu lado”, informou a agência Macnaughton Lord em um comunicado.
Ganhador de muitos prêmios Tony, Olivier e Globos de Ouro, Shaffer foi duas vezes indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado por duas versões de suas obras, “Equus” e “Amadeus”, pela qual foi premiado em 1984. Dirigido por Milos Forman, o filme narrava a relação entre Wolfgang Amadeus Mozart e o também músico e rival italiano Antonio Salieri.
Peter Shaffer era irmão gêmeo de Anthony Shaffer, também roteirista e dramaturgo, que assinou os roteiros de“Frenesi”, de Alfred Hitchcock, e “Morte Sobre o Nilo”, de John Guilermin.
Shaffer vivia em Nova York, mas visitava regularmente Londres e o condado irlandês de Cork, onde comemorou seus 90 anos no mês passado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”