George Lucas e J.J. Abrams na pré-estreia de “O Despertar da Força” em Los Angeles| Foto: Kevork Djansezian/Reuters

A pré-estreia mundial de “Star Wars: O Despertar da Força” foi marcada na segunda-feira (14) por aplausos de pé para George Lucas e os atores da trilogia original, com a já esperada empolgação dos fãs, em uma cerimônia histórica em Hollywood.

CARREGANDO :)

Veja imagens da estreia em Los Angeles

Publicidade

Quase 5 mil convidados eleitos por concursos compareceram à estreia de “O Despertar da Força”, o primeiro filme da saga em 10 anos e o longa-metragem mais aguardado do ano.

Astros do cinema como Spike Lee, Geena Davis, Steven Spielberg, Sofia Vergara e Joseph Gordon-Levitt fantasiado de Yoda compareceram à sala Dolby e ao Chinese Theatre, onde o filme foi exibido simultaneamente.

Para a pré-estreia, uma das mais importantes da história de Hollywood, a polícia isolou um perímetro de 10 quarteirões e adotou medidas de segurança mais rígidas que para a cerimônia do Oscar.

Centenas de fãs se reuniram nas imediações para tentar observar o elenco do novo filme da série, cujo primeiro episódio foi lançado em 1977.

“Realmente vale a pena estar aqui. É algo que só acontece uma vez na vida”, disse Kaitlyn Nichols, uma estudante de 18 anos.

Publicidade

Os atores da primeira trilogia, sobretudo Mark Hamill (Luke Skywalker), Carrie Fisher (Princesa Leia) e Harrison Ford (Han Solo), caminharam pelo tapete vermelho ao lado dos novos protagonistas de “O Despertar da Força”.

“A tecnologia é genial quando não nos supera. Sempre pensei que é melhor permanecer na escala humana”, disse Harrison Ford, em referência à decisão do diretor J.J. Abrams de privilegiar os atores e os cenários reais aos recursos digitais.

“A saga fala de desenvolver seu potencial e isto era assim desde o primeiro “Star Wars”. Luke (Skywalker) não sabia do que seria capaz. É algo que devemos enfrentar todos os dias”, disse o roteirista Lawrence Kasdan.

‘Mitologia do nosso tempo’Daisy Ridley e John Boyega, dois britânicos de 23 anos, são os protagonistas, a solitária Rey e o soldado do império Finn, que passa para o lado da Força.

Publicidade

“Estamos aqui para celebrar o novo “Star Wars”, nada disto seria possível sem a genialidade e a visão de apenas um indivíduo, George Lucas, que criou a mitologia mais bela do nosso tempo”, afirmou o presidente da Disney, Bob Iger, ao iniciar o evento.

A Disney comprou a Lucasfilm, empresa de George Lucas, e os direitos da saga espacial em 2012 por mais de quatro bilhões de dólares.

A gigante do entretenimento começará muito em breve a colher os frutos do investimento: a pré-venda para “O Despertar da Força” bateu recordes.

O filme vai chegar aos cinemas de todo o mundo a partir de quinta-feira (17) e analistas projetam uma arrecadação que pode superar dois bilhões de dólares. Isto sem contar os produtos derivados e os próximos filmes.

“É formidável estar aqui para este acontecimento sem pretensões”, brincou J.J. Abrams, no teatro Dolby.

Publicidade

Conheça as teorias e rumores que cercam “Star Wars – O Despertar da Força”

Sétimo episódio da saga chega aos cinemas no dia 17 de dezembro

Leia a matéria completa

O diretor agradeceu aos pais que o levaram para assistir “Star Wars” quando tinha 10 anos e prestou homenagem a Steven Spielberg, seu mentor.

Durante o evento também foram ovacionados o compositor da famosa trilha sonora, John Williams, Carrie Fisher e Harrison Ford.

“O Despertar da Força”, que teve o roteiro mantido em sigilo até a estreia, se passa 30 anos depois de “O Retorno de Jedi”.

Luke Skywalker, o último mestre Jedi, desaparece e é necessário encontrá-lo para salvar a galáxia da Primeira Ordem.

Publicidade

A princesa Leia, que se tornou general, envia o piloto de caça Poe Dameron - interpretado por Oscar Isaac - para tentar encontrar Luke. Em seu caminho, ele encontra Finn e Rey.

A exibição do filme foi acompanhada por gritos de alegria e muitos aplausos, sobretudo quando aparece a imagem de Harrison Ford com o personagem Chewbacca.

Perseguições espaciais, combates com sabres de luz, criaturas exóticas, poderes sobrenaturais, romances... “O Despertar da Força” recupera os ingredientes de uma saga que marcou a cultura popular e é um dos maiores sucessos da história do cinema.

“É divertido, emocionante. Tive a impressão de reviver minha infância e acredito que meu filho gostará”, disse à AFP Mike Care após assistir o filme.

“É realmente genial. Há muitos momentos em que as personagens femininas têm o poder”, afirmaram Veronica e Vanessa Merrill.

Publicidade
O diretor J.J. Abrams.
Mark Hamill, o Luke Skywalker.
Steven Spielberg, J.J. Abrams e Oscar Isaac.
Harrison Ford, o Han Solo.
Harrison Ford e Mark Hamill.
Harrison Ford dá autógrafo para os fãs.
O ator John Boyega.
Carrie Fisher, a Princesa Leia.
Lupita Nyong’o tira selfie com fã.
George Lucas e J.J. Abrams.
Steven Spielberg e a mulher Kate Capshaw.