| Foto: Jason Merritt/AFP

O ator americano Will Smith anunciou nesta quinta-feira que se ausentará da cerimônia de entrega dos prêmios Oscar, seguindo o movimento lançado, entre outros, por sua esposa para denunciar a ausência de minorias entre os finalistas desta grande festa do cinema.

CARREGANDO :)

Pelo segundo ano consecutivo, nenhum ator ou atriz negros aparece entre os indicados ao prêmio, uma ausência de diversidade que provoca uma nova polêmica e agita as redes sociais nos Estados Unidos.

Publicidade

Assim que saiu o anúncio das indicações no fim de semana passado, o cineasta Spike Lee manifestou-se, juntamente com outras personalidades afro-americanas - como a atriz Jada Pinkett-Smith, esposa de Will Smith - destacando a flagrante ausência de diversidade, anunciando que não participará da cerimônia, embora não tenha convocado um boicote.

Will Smith, protagonista do recente “Um homem entre gigantes”, afirmou na quinta-feira que não estava no país quando sua esposa anunciou o boicote à cerimônia, prevista para 28 de fevereiro.

“Ela é muito apaixonada... Eu a ouvia falar e me comovia. Estou muito orgulhoso de ter me casado com esta mulher”, comentou Smith à emissora ABC.

A Academia é formada por 6.000 membros, entre os quais 94% são brancos e a maioria homens, enquanto os negros e os hispânicos representam cerca de 2%.