A Cinemateca de Curitiba apresenta no fim de semana a Mostra Cinema e Poesia, com a exibição dos curtas-metragens Caramujo-Flor; Para Limpar Lágrimas, Paulo Leminski e Ultralyrics. Os filmes entram em cartaz hoje às 20 horas e ficam até domingo, com sessões às 15h45, 18 e 20 horas.
Em destaque, Ultralyrics é um documentário sobre a vida e a obra do poeta curitibano Marcos Prado, que morreu aos 35 anos de idade no dia 31 de dezembro de 1996. Poeta, compositor, ator, jornalista e agitador cultural, ele publicou mais de 20 livros, entre coletâneas, antologias, parcerias e projetos de sua autoria. Nos anos 80 e 90, suas composições serviram de matéria-prima para bandas. Essa história é resgatada pelo diretor curitibano Rafael Lopes, de 27 anos.
Caramujo-Flor, ficção experimental de Joel Pizzini, tem Ney Matogrosso e Tetê Espíndola no elenco para narrar o itinerário da poesia do mato-grossense Manoel de Barros, como numa colagem de fragmentos sonoros e visuais.
Para Limpar Lágrimas, Paulo Leminski tem direção de Cristiana Miranda e expões de forma poética o ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante.
Hoje, as exibições serão acompanhadas de um debate com Cristiana e Rafael.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas