Musa do Cinema Novo, Odete atuou em mais de 40 filmes| Foto: Acervo UH/Folhapress

Cinema

Confira a programação dos cinemas no Guia Gazeta do Povo.

CARREGANDO :)

A carioca Odete Lara, que somou ao longo de sua vida as profissões de atriz, cantora e escritora, é tema de uma homenagem na Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174 – Centro). O espaço exibe gratuitamente, a partir desta sexta-feira (20), seis filmes encenados pela atriz, que morreu no último dia 4 de fevereiro, vítima de enfarto.

A abertura, na sexta, ocorre às 18 horas, com o documentário de Carlos Manga Assim era Atlântida. A obra fala sobre as chanchadas – tipo de filme popular entre 1930 e 1950, com mescla de humor e elementos de filmes policiais.

Publicidade

No sábado (21), às 16 e às 18 horas, serão exibidos os filmes Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte, e a adaptação da peça Bonitinha, mas Ordinária, de Nelson Rodrigues.

No domingo (22), também às 16 e às 18 horas, a programação leva as produções Copacabana me Engana, de Antonio Carlos de Fontoura e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha.

No último dia da mostra, na próxima quarta-feira (25), a Cinemateca exibe em 35 mm o filme Copacabana me Engana.

Considerada a musa do Cinema Novo, Odete Lara atuou em mais de 40 filmes, além de lançar um disco com músicas de Vinicius de Moraes e três livros autobiográficos.

Filha de imigrantes italianos, a atriz, que nasceu em 1929, em São Paulo, foi também atriz de teatro, mas deixou de lado os palcos para se dedicar ao cinema, onde atuou ao lado de atores como Mazzaropi.

Publicidade