Endereço
A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1174, no Centro.
A carioca Odete Lara, que somou ao longo de sua vida as profissões de atriz, cantora e escritora, é tema de uma homenagem na Cinemateca de Curitiba. O espaço exibe gratuitamente, a partir desta sexta-feira (20), seis filmes encenados pela atriz, que morreu no último dia 4 de fevereiro, vítima de enfarto. As exibições seguem no sábado (21), domingo (22) e também na próxima quarta-feira (25).
A abertura, nesta sexta, ocorre às 18 horas, com o documentário de Carlos Manga Assim era Atlântida. A obra fala sobre chanchadas tipo de filme popular entre 1930 e 1950, com mescla de humor e elementos de filmes policiais.
No sábado, às 16 e às 18 horas, serão exibidos os filmes Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte, e a adaptação da peça Bonitinha, mas Ordinária, de Nelson Rodrigues.
No domingo, também às 16 e às 18 horas, a programação leva as produções Copacabana me Engana, de Antonio Carlos de Fontoura e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha.
No último dia da mostra em homenagem a Odete Lara, na quarta-feira (25), a Cinemateca exibe em 35 mm o filme Copacabana me Engana, às 19 horas.
Pequena biografia
Considerada a musa do Cinema Novo, Odete Lara atuou em mais de 40 filmes, além de lançar um disco com músicas de Vinicius de Moraes e três livros autobiográficos.
Filha de imigrantes italianos, a atriz, que nasceu em 1929, na cidade de São Paulo, foi também atriz de teatro, iniciando no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), mas deixou de lado os palcos para se dedicar ao cinema, onde atuou ao lado de atores consagrados, como Mazzaropi.
A beleza de Odete a levou ainda à carreira de modelo. Ela participou do primeiro desfile da história da moda brasileira, realizado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), e de comerciais de TV.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião