A Cinemateca de Curitiba exibe a partir desta segunda-feira (9) até o próximo sábado (14), a mostra de cinema francês "Viver Juntos", que reúne filmes com uma temática específica e bem atual da sociedade francesa: os conflitos da nova geração, formada por filhos de imigrantes de diversas nacionalidades. Essa grande parcela da juventude convive hoje com o drama da exclusão, tendo que conciliar a herança cultural familiar e a busca por seu espaço na sociedade contemporânea do país onde nasceram.
Os seis filmes da mostra revelam os sofrimentos, frustrações, ilusões e esperanças de uma juventude que sofre cada vez mais com a exclusão. Suas vidas retratadas nas telas revelam um cotidiano onde angústias e medos são compartilhados, formando fortes vínculos de amizade.As sessões são gratuitas e acontecem, no mínimo, em dois horários por dia. A realização é da Aliança Francesa de Curitiba, Ministério das Relações Exteriores da França, Embaixada da França no Brasil em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Confira a programação da mostra:
Segunda-feira (9) sessões às 18h e 20h40:A culpa de voltaire (2001)/La faute à VoltaireJallel viaja clandestinamente para a França na esperança de refazer sua vida. De encontros em encontros, de centros para desabrigados a associações, Jallel caminhará pela Paris dos excluídos e, por não satisfazer seus sonhos de fortuna, descobrirá e compartilhará a solidariedade dos desafortunados.
Terça-feira (10) sessões às 19h e 21h10:A Esquiva (2004)/L'EsquiveFilme ganhador de cinco Césars (o Oscar francês), incluindo o de melhor filme e melhor diretor. Em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça "Le jeu de l'amour et du hasard". Dois jovens que ensaiam uma peça de teatro na escola acabam se apaixonando.
Quarta-feira (11) sessões às 19h e 21h: Quando Você Descer do Céu (2003)/Quand Tu Descendras du CielDesde que o pai morreu, Jérôme e sua mãe se esforçam bastante para manter a pequena fazenda da família. Na época do Natal, Jérôme decide se mudar para a cidade em busca de emprego, onde fica por alguns meses e acaba fazendo amizade com La Chignole, um vagabundo desbocado.
Quinta-feira (12) sessões às 19h e 21hSamia (2000)Samia tem 15 anos e vive na periferia de Marselha. Sexta das oito filhas de uma família argelina tradicionalista. Samia sente-se sufocada sob o peso da moral repleta de crenças e tabus que ela respeita, mas não compartilha mais.
Sexta-feira (13) sessões às 19h e 21h:Vizinhos e Vizinhas (2005)/Voisins VoisinesNo subúrbio de Paris, os moradores de um prédio recebem um novo porteiro, chamado Paco, que chega juntamente com um novo morador, cantor de rap. O novo vizinho está sem inspiração para compor seu novo rap e tem apenas três dias para finalizar sua nova obra, caso contrário pode esquecer seu contrato com sua gravadora.
Sábado (14) sessões às 19h e 21h:Wesh Wesh, o que foi? (2002)/Wesh Wesh, qu´est-ce qui se passe ?Filme ganhador do "Prêmio Louis Delluc" e premiado em Berlim em 2002. Após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, Kamel volta para seu bairro, Cité des Bosquets, e com a ajuda de sua família tenta se reinserir na sociedade e no trabalho.
Confira a programação completa dos cinemas no Guias e Roteiros
Serviço: Cinemateca (Rua Carlos Cavalcanti, 1174) Tel.: 3321-3252.