Serviço:
Confira as informações deste e de outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo
Quem gosta de espetáculos grandiosos não pode perder o Circo de Moscou no Gelo, que se apresenta no Teatro Positivo Grande Auditório neste sábado, às 21h15, e domingo, às 20 horas (veja o serviço completo do espetáculo no Guia Gazeta do Povo). Como se não bastasse serem especialistas em balé sobre patins, eles ainda se aplicam a malabares e acrobacias que, no solo, já representariam dificuldade suficiente.
Por unir artes tão diversas, a trupe afirma ser a única no mundo a fazer o que faz. Tanto que a tecnologia do palco sobre o qual atua foi desenvolvida especialmente para o grupo. Na impossibilidade de transportar placas de gelo pelos países para onde viaja, o circo encomendou o desenvolvimento de uma resina que, após o polimento, assume textura idêntica à do gelo com a diferença de que não derrete.
"Por isso, eles são os únicos que conseguem fazer esse tipo de apresentação em teatros fechados", explicou à Gazeta do Povo o porta-voz do grupo no Brasil, Fernando Ramos. Com essa vantagem, a turnê atual passa por 20 cidades brasileiras, incluindo locais do interior do país que normalmente são deixados de lado por grupos similares.
No elenco, profissionais com histórico de balé e dança artística, que fazem 17 números com balé acrobático, trapézios, barras, bambolês, cordas, ioiô chinês, entre outros equipamentos.
O circo, existente há 50 anos, surgiu como um desdobramento do Grande Circo Nikulin, da Rússia, e último trabalho assinado pelo diretor Arnold Gregroyevich.