O clássico do escritor americano Jack Kerouac "On the road - Pé na estrada" será lançado em 2007 em sua versão original, não editada, que foi datilografada por Kerouac em rolo de papel de teletipo. O anúncio foi feito pela editora Viking Press, de Nova York.
O publisher da Viking, Paul Slovak, disse que a história da travessia dos Estados Unidos feita pelo alter ego de Kerouac, Sal Paradise, será publicada em setembro do ano que vem, 50 anos após seu lançamento original pela Viking Press.
- (O livro) foi uma parte importante da história literária americana - disse Slovak. - Esta foi realmente uma das primeiras expressões fortes da nova experimentação nas artes americanas no período do pós-guerra.
Slovak disse que a versão será publicada em edição de capa dura. A versão datilografada em rolo inclui os nomes reais dos personagens, "linguagem mais forte" e um "tom sexualmente frenético", segundo o editor.
O clássico de Kerouac ajudou a originar o movimento beat, um termo geral que descreve a juventude underground e anticonformista que se reunia em Nova York no final dos anos 1950 e início da década de 1960. Kerouac morreu em 1969, aos 47 anos de idade.
O manuscrito original de "On the road", um rolo de teletipo de 36 metros de comprimento, datilografado sem espaços entre as linhas, foi comprado em 2001 por Jim Irsay, proprietário do time de futebol americano profissional Indianápolis Colts. No momento, o manuscrito está percorrendo museus e bibliotecas dos Estados Unidos.
Kerouac escreveu a versão inicial de "On the road" em 1948, depois de ele e seu amigo Neal Cassady terem feito uma série de viagens terrestres pelos Estados Unidos. Mas precisou esperar até 5 de setembro de 1957 para que o livro fosse publicado, porque seu formato experimental, de forma livre, não despertou muito entusiasmo entre os donos de editoras.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião