O presidente francês, Jacques Chirac, deu uma alta condecoração ao ator e diretor Clint Eastwood neste sábado, exaltando os filmes mais recentes dele como lições sobre a humanidade. "Nesse lado do Atlântico... você representa o melhor de Hollywood. Na França, seus filmes emocionam milhões de espectadores porque são fortes sem serem simplistas, lúcidos sem serem céticos", disse Chirac ao cineasta norte-americano de 76 anos durante cerimônia no Palácio do Eliseu.
Chirac afirmou que os filmes mais recentes de Eastwood, "Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima", alertam para impasses que podem surgir a partir do uso indiscriminado da força. Os filmes falam sobre a Segunda Guerra Mundial, tanto do ponto de vista norte-americano, como do japonês. "Esse alerta, que é uma boa lição sobre a humanidade, provoca nossa consciência", disse Chirac. Ele desejou sucesso a "Cartas de Iwo Jima", que será lançado na França na semana que vem.
A Legião de Honra é a maior condecoração francesa e tem cinco classes. Eastwood recebeu a que tem a menor classe - a de cavaleiro. A condecoração foi dada pela primeira vez por Napoleão Bonaparte em 1804.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião