O filme "Letters from Iwo Jima", de Clint Eastwood, foi escolhido o melhor filme de 2006 segundo o National Board of Review nesta quarta-feira, na primeira grande premiação da temporada do Oscar.

CARREGANDO :)

Helen Mirren venceu como a melhor atriz, por sua atuação em "A rainha", dirigido por Stephen Frears, sobre os bastidores da realeza britânica após a morte da princesa Diana. Forest Whitaker venceu o prêmio de melhor ator pelo papel em "O último rei da Escócia", de Kevin MacDonald, sobre o despota Idi Amin Dada, de Uganda.

Martin Scorsese ganhou como melhor diretor por "Os infiltrados". "Volver", de Pedro Almodovar", foi o melhor filme estrangeiro. Na categoria documentário venceu "An inconvenient truth", em que o ex-vice-presidente Al Gore alerta contra o aquecimento global.

Publicidade

"Letters from Iwo Jima" é o segundo filme lançado este ano por Eastwood sobre a batalha entre americanos e japoneses pela ilha de Iwo Jima, no Pacífico, durante a Segunda Guerra. O outro filme, "A conquista da honra", mostra a guerra do ponto de vista dos americanos e "Letters from Iwo Jima" exibe o lado japonês da história.

A premiação reuniu votos de 120 profissionais do cinema que assistiram a mais de 250 filmes e pode ser um indicador do que se esperar para a maior honra do cinema mundial, o Oscar, entregue em fevereiro.