• Carregando...
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza | AFP/Gazeta do Povo
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza| Foto: AFP/Gazeta do Povo

Em 1993, a jovem estudante de artes plásticas de Campinas Vânia Mignone realizou, em Curitiba, sua primeira exibição pública oficial. Junto a outros jovens artistas de todo o país, ela participou do Salão Paranaense exibindo xilogravuras – técnica com que deu início à sua carreira.

Muitos desses novatos, como ela, logo despontariam no cenário das artes nacional. Daquele ano em diante, Vânia participaria de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, entre elas a 25.ª Bienal de São Paulo e o Panorama da Arte Brasileira.

Já madura, a artista retorna à cidade após 14 anos, desta vez, com uma exposição individual na Galeria Casa da Imagem, reunindo cerca de 13 trabalhos produzidos nos últimos três anos (à exceção de dois trabalhos, deste ano).

Para oferecer uma panorama mais amplo da produção da artista, o galerista Marco Melo, proprietário do espaço, escolheu trabalhos de formatos variados, feitos em acrílico sobre tela ou madeira. Algumas obras funcionam individualmente, outras como uma seqüência de storyboards – desenhos feitos na fase de pré-filmagem cinematográfica. É o caso de quatro placas em vermelho com desenhos diferentes, como pedaços de estrada ou de paisagem. "Cabe ao visitante fazer a conexão entre elas", diz a artista.

A influência cinematográfica é clara nos desenhos de figuras humanas, quase sempre solitárias, em meio a objetos do cotidiano, "um cachorro ou outro, paisagens próximas de mim". Ela cita o espanhol Carlos Saura como referência. Mas, também aponta elementos da fotografia, das HQ’s e da publicidade. "São meios que fazem com que a pintura se relacione com as pessoas hoje."

Mas, ao contrário do cineasta, a artista cria sem esboços. "A pintura vai saindo na hora. Às vezes parto de uma cor, outras vezes de uma palavra." O intuito, porém, é sempre o de "refletir sobre questões existenciais, sobre a releção das pessoas com o mundo", conta.

* * * * *

Serviço: Vânia Mignone – Pinturas. Galeria Casa da Imagem (Rua Dr. Faivre, 591), (41) 3362-4455. 2.ª a 6.ª das 13h30 às 19 horas; sábado, das 10h30 às 14 horas. Entrada gratuita. Até 6 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]