• Carregando...
Curitibanos da IMOF fizeram versão de banda uruguaia para o projeto. | Isamira Chami Neves/Divulgação
Curitibanos da IMOF fizeram versão de banda uruguaia para o projeto.| Foto: Isamira Chami Neves/Divulgação

É comum dizer que o brasileiro vira as costas para o resto da América do Sul. Que navega solitário, em bom português, enquanto o continente se vira, em espanhol. A coletânea Somos Todos Latinos, novo projeto do site Scream & Yell, acerta parcialmente as contas ao promover versões de dezesseis artistas brasileiros para músicas de artistas chilenos, argentinos, uruguaios, cubanos e colombianos. As bandas paranaenses IMOF, Nevilton e Cassim & Barbária estão na empreitada, que disponibilizou nesta terça-feira (17) as músicas para download gratuito no site www.screamyell.com.br – você pode ouvir as canções na playlist abaixo.

Também foram convidados os grupos Projeto Ccoma (RS), Beto Só (DF), Juliana R.(SP), Vivian Benford (RJ), La Carne (SP), o ex-Barão Vermelho (e atual Panamericana) Dé Palmeira (RJ), Bob ShuT(RS), Dinâmica de Grupo (SP), Lara Rossato (RS), Medialunas (RS), The September Guests (SP), André L.R Mendes (BA) e Palace Hotel (SP).

Sobre a escolha das músicas, o jornalista e curador do projeto Leonardo Vinhas diz que foi uma decisão conjunta. “Em alguns casos, os artistas pediam sugestões; em outros, eles propunham faixas”, explica. “Aí debatíamos e chegávamos a um nome em comum.”

As canções selecionadas relembram tanto nomes tradicionais e ortodoxos, como Silvio Rodríguez (Cuba) e Eduardo Mateo (Uruguai), até contemporâneos e underground, como El Mató a Un Policía Motorizado (Argentina), Los Impermeables (Argentina) e Deluxe (esta da Espanha), passando por roqueiros com maior alcance no mercado latino-americano, como Soda Stereo (Argentina), La Vela Puerca (Uruguai) e Aterciopelados (Colômbia).

“Vira-lata”

A Cassim & Barbária, por exemplo, escolheu “Chica Rutera”, da ótima banda argentina El Mató a Un Policía Motorizado. “Conhecemos a banda há muito tempo. A batida e o clima têm a ver com nosso som. Por isso, com a maior cara de pau, nos apropriamos dela”, diz Cassiano Fagundes, vocalista do grupo. “Já escutei mais de uma vez dizerem que o Brasil não faz parte da América Latina. Como não faz parte? É muita ignorância e complexo de vira-lata. O Cassim & Barbária já tocou duas vezes na Argentina, sempre nos identificamos com o público de lá. A América Latina é um dos lugares do planeta capazes de renovar a cultura, a política, mas o Brasil, sendo o gigante que é, prefere repetir as fórmulas de países muito mais distantes culturalmente e socialmente, o que não é um problema em si, mas se torna um quando se dá as costas a quem está ao seu lado”, diz o músico.

A banda IMOF foi de “Vai se Abrir” (“Va a Escampar”), da banda uruguaia La Vela Puerca, enquanto Nevilton fez uma ótima versão de “Todas las Hojas Son del Viento”, do grupo argentino Pescado Rabioso.

Somos Todos Latinos é o terceiro tributo lançado com exclusividade pelo site Scream & Yell. Os anteriores foram Ainda Somos os Mesmos (em homenagem a Belchior) e Espelho Retrovisor (Engenheiros do Hawaii, que ultrapassou a marca de 18 mil downloads).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]