Capa do CD Killer Speaks, de Nahtaivel| Foto:
Contracapa do CD Last Breath of Roma, do Alameda
Capa do CD da banda Cassim & Barbária
Capa do CD Unreal, do Riot Revolver

Abril abriu a caixa de Pandora da música local. Recebi dez CDs e um DVD de músicos paranaenses de várias tendências. Nem todos são lançamentos, mas novidades para mim que passo a dividir com vocês – rapidamente, porque o tempo para ouvir tudo e o espaço para escrever são poucos. Direto ao ponto:

CARREGANDO :)

Killer Speaks – Nahtaivel

Thiago Araújo, nosso metaleiro da editoria de Esportes, me explicou que nas festas góticas é comum, mas eu ainda não tinha ouvido o dark-eletro – uma mistura de música eletrônica/ industrial com metal. Fernando Nahtaivel (www.nahtaivel.com), tecladista que já formou em bandas black, death e doom. acaba de lançar este Killer Speaks, pela Wave Records (www.waverecordsmusic.com). Teclados e computadores dividindo espaço com vocais guturais distorcidos em camadas sonoras pesadas, mas com harmonia e alguma melodia. Catorze faixas para os darks chacoalharem o cabelão em pistas soturnas.

Publicidade

Last Breath of Roma – Alameda

Cinco veteranos do rock curitibano uniram-se para fazer um som e gravaram este EP com três músicas. A banda Alameda (www.myspace.com/alamedarock) mostra uma salada de influências próprias do rock atual. Composições boas e bons músicos, mas que se mostraram um tanto descuidados na gravação e arranjos, o que pode comprometer um trabalho que tem tudo para ser legal. Faltou um pouco mais de dedicação.

Cassim & Barbária

Cassim, ou Cassiano Fagundes, ex-Bad Folks, com os catarinenses da banda Barbária (ex-Pipodélicas) gravaram CD em Florianópolis e prensaram nos EUA na passagem deles por lá, numa temporada de 14 shows pela América do Norte e participações nos festivais South by Southwest, no Texas, e Canadian Music Week, em Toronto. O som remete à disco music, ao new age, com uma batida dançante por vezes mais crua, mais punk, e também lembra David Bowie. Mil referências distorcidas e remodeladas. Por isso mesmo, bastante original. Corra ao MySpace da banda (www.myspace.com/cassimf) para ouvir. O EP foi lançado pelo Midsummer Madness (www.mmrecords.com.br). UnReal – Riot Revolver

É a banda júnior da turma. Os componentes são menores na idade, mas grandes no som. Mistura de metal, hard rock e punk. Guitarras velozes, cozinha pulsante. Garotada que toca rápido e bem, com a energia de sobra dos adolescentes. O CD era para ter sido lançado em outubro, com show no TUC, mas atrasou. Agora veio e já com a promessa de um segundo disco, com entrada em estúdio prevista para agosto e lançamento até o fim do ano, pelo selo Discos Voadores – que no ano passado participou do projeto de música no TUC e lançou CDs de 12 bandas do Paraná. Fernando Tupan, jornalista e dono do Discos Voadores, é pai de William e Nicholas Tupan, que formam o Riot Revolver junto com Maurício Marques e Henrique Kardush.

Publicidade