A coluna de hoje foi fácil. O Sérgio Albach a escreveu para mim. Quem é ele. Ora, liste os cinco melhores clarinetistas de música popular brasileira e Albach estará entre eles. O quê? Alguém grita que ele estaria entre os três melhores. Tudo bem, não vamos brigar por isso. O fato é que Albach, para nossa sorte e deleite, mora em Curitiba e está lançando o CD Clarineteando. O músico já apareceu em dezenas de gravações, mas este é o seu trabalho-solo, acompanhado pelo Trio de Ouro Catuaba Brasil (Daniel Migliavacca, no bandolim; Fabiano Silveira "o Tiziu", no violão de sete cordas; e Cristina Loureiro, na percussão). O show de lançamento será no Oratório Bach do Bosque Alemão (no bairro Jardim Schaffer), no próximo domingo, às 11 horas.
Albach fala
O mote principal deste CD é a reunião de obras que eu fui recebendo dos amigos. Realmente um privilégio a reunião desse acervo que, espero, vai ser difundido nas rodas de choro e no repertório clarinetístico brasileiro.
1. "Haja Fôlego" Música composta por Walter Scheibel, bandolinista que foi do saudoso Regional do Janguito. Uma composição dada a mim como um desafio por não dar espaço para respirar.
2. "O Profeta do Choro" Julião Boêmio fez a música para mim, colocando meu apelido dos tempos que andava com barbas e cabelos compridos. Como curiosidade, é a única faixa lenta do autor.
3. "Serjão em Viena" Luciano Lima compôs esse choro usando o tema do Quinteto de Mozart para Clarinete e Quarteto de Cordas, depois de saber que eu iria gravar o "Varietal", música que ele havia feito e renegado. Como gosto, gravei duas músicas do Luciano.
4. "Baião Atleticano" Música de Cláudio Menandro. Ele fez esse baião para mim em 2002. Já tem um registro no CD Sombra e Água Fresca, mesmo assim regravei-o com uma abertura para improvisação na última volta ao tema.
5. "Albachiano" João Egashira compôs essa música para um festival do Clube do Choro, brincando com o título das Bachianas, de Villa-Lobos. Tirou o primeiro lugar no concurso. Detalhe: quem votava era o público e, casualmente, naquele dia havia muitos Albachs na plateia! No registro, executo o Solfegietto, de C. Ph. E. Bach, misturando-o com o tema do choro.
6. "Devassa" Choro lento de Fabiano Silveira, "o Tiziu", dedicou a mim, é a primeira música de uma trilogia que ainda está inacabada.
7. "Choro Inoportuno" É um choro-bossa que o Vicente Ribeiro me deu para tocar nos idos de 1994, ainda no início do Conservatório de MPB. Ele o escreveu à mão durante um ensaio da Orquestra à Base de Sopro. Eu fiquei impressionado, pois é uma música muito complexa para sair solfejando e lembrando da harmonia.
8. "Clarineteando" Choro ligeiro de Daniel Migliavacca, dedicado a mim, e que dá nome ao CD com um arranjo meu para clarinete, clarone e pandeiro, para dar uma roupagem diferente da gravação do CD do clube do choro 2007.
9. "Estudo para Clarinete e Guitarra" Luis Otávio Almeida compôs essa música em forma de valsa-choro, com as partes de clarinete e do violão todas escritas. Um desafio.
10. "Segura o Sérgio" Choro dedicado a mim por Waltel Branco, porque o decorei de um dia para o outro, tocando numa apresentação com o maestro. Isso foi por volta de 1996. Inesquecível. A música já foi gravada no CD de Cláudio Menandro e no da Orquestra à Base de Sopro, Mestre Waltel (2007).
11. "Na Catêga" Gabriel Schwartz fez choro meio bossa nova, cujo nome é uma gíria muita usada por mim nos ensaios da Orquestra À Base de Sopro. Acabou virando o nome da minha produtora. Gabriel assina também a direção do CD.
12. "Choro pro Albach" Choro lento de Mané Silveira, com harmonia moderna, espaço para a improvisação. O Mané, quando soube do projeto que eu iria fazer, fez questão de participar e mandou a bela composição.
13. "Varietal" Luciano Lima escreveu essa música, que se refere ao vinho feito de uma única uva. Como uma música descritiva, pode ser comparada à evolução do vinho depois de aberto e que vai se transformando.
14. "Chorandinho em 3 por 4" Composição de Osiel Fonseca, originalmente escrita para eu tocar com o João Egashira, parceiro de muitos anos na trilha do choro. Essa valsa tão bela do saudoso Osiel estava engavetada.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura