Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz: juntos na música e na vida| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Muita coisa acontecendo, pouco espaço para tu­­­­­­­­do, então vamos com algumas notinhas:

CARREGANDO :)

Parceria

Na semana passada, gravei um podcast com o casal Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz, que são parceiros na música e na vida. Têm o mesmo sobrenome, mas não são parentes. Formam o projeto Música de Ruiz, que tem um disco já lançado e outro pronto para sair, o São Sons, com parcerias que viajam por muitas partes do Brasil e mesmo do exterior. Os dois também são estudiosos de música e da influência dela so­­bre a sociedade, tendo desenvolvido trabalhos acadêmicos a respeito.

Publicidade

Estrela conversou com os blogs Sobretudo e Defenestrando pouco antes de defender sua dissertação de mestrado sobre música, baseada no que ficou conhecido como Vanguarda Paulistana.

Teo, além de também ter estudo de mestrado sobre música, atua politicamente no meio, sendo coordenador nacional de um fórum que reúne músicos de todo o país. Mas isso tudo eles explicam lá no podcast, que vocês podem acessar no Blog Sobretudo (clique aqui para ouvir).

Na Surdina

Olha que maravilha. Nos dias 15 e 16 de abril, o grupo curitibano Na Surdina recebe, no Teatro Paiol, a dupla de instrumentistas Zé da Velha (trombone) e Silvério Pontes (trompete). O Na Surdina nasceu há dois anos, com a proposta de tocar o samba de gafieira e é formado por Luis Otávio Almeida (guitarra), Sandro Guaraná (contrabaixo), Sérgio Coelho (trombone), Denis Mariano (Bateria) e Roseane Santos (voz).

O show Na Surdina Convida Zé da Velha e Silvério Pontes traz no repertório, composições inéditas de artistas do Paraná, além de grandes clássicos da música brasileira, com arranjos que homenageiam o samba de gafieira. Como parte do projeto da série Música no Teatro Paiol – da Fundação Cultural de Curitiba –, acontece o bate-papo com os músicos convidados, no dia 15, às 17 horas, no Conservatório de MPB, com entrada franca.

Publicidade

L.O. Trio

Aproveitando uma carona na nota acima , vai aí uma dica que a cantora Janaína Fellini me recomendou e eu repasso porque vale a pena. O Luís Otávio Almeida, que toca no Na Surdina, está também com uma trabalho instrumental muito bom, o L.O. Trio. Dá para ouvir pelo My Space: http://www.myspace.com/lotrio.

Rafael Moreira

O guitarrista e compositor paranaense Rafael Moreira passa férias no estado. Quem? Olha, vai aí um pequeno resumo da carreira desse cambaraense mais conhecido internacionalmente do que no Brasil. Ele mora nos EUA há 15 anos e, por lá, já tocou com músicos como Paul Stanely (Kiss), Steven Tyler (Aerosmith), Pink, Christina Aguilera, Stevie Wonder, Tommy Lee, Sheryl Crow, entre outros. Levou seu talento para programas de televisão como The Late Show (de David Latterman), Tonight Show(de Jay Leno), Saturday Naght Live, BBC Top of the Pops, e foi o guitarrista da banda residente do reality show Rockstar, da rede CBS, com a banda australiana INXS.

Ela também já foi capa da revista Guitar Player on-line. Lançou os discos Acid Guitar, intrumental solo de 2005 que mistura jazz com música brasileira, e Songs About the World, com o trio Magnético que é mais para o hard rock. Entre as premiações internacionais, constam o American Music Award, o The British Award e o MTV Award (na versão americana e europeia). Quem gosta de guitarra, deve procurar por Rafael Moreira na internet que terá boa diversão com certeza.

Publicidade

Elogiado

No ano passado, Melina Mulazani fez, no Teatro Paiol, um show muito elogiado, no lançamento do disco Mê e o Monstro Careca da Barriga Esburacada de Petipavê. Bem produzido, bem tocado e bem cantado, com casa cheia, o espetáculo deixou aquele gostinho de quero mais em quem viu e de que-pena-que-perdi em quem não viu. Pois há novas oportunidades. O show voltou a ser apresentado no dia 31 de março e com mais sessões nos dias 7, 14 e 21 de abril, no Terreirão do Mundaréu (Rua Domingos Nascimento, 149, próximo ao Cemitério Municipal), às 20 horas. Terão participações especiais de André Abujamra (produtor artístico do disco) e Leandro Teixeira. O disco deve ser vendido nos shows e quem quiser ouvir pela internet pode entrar no site www.reverbnation.com/memulazani.

Um podcast com a Melina deve ir ao ar nos próximos dias pelo blog Sobretudo.