O sexteto Hélio Brandão, durante ensaio: show maravilhoso| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Ai daqueles que dizem gostar de jazz e música instrumental, mas que estão perdendo o que acontece em Curitiba. A cidade vive três eventos da melhor qualidade. Alguns nomes que citarei aqui são quase sinônimos desses estilos em Curitiba há décadas. Vamos pela ordem.

CARREGANDO :)

Mostra Hélio Brandão

Hélio Brandão vem de família de músicos, ligados principalmente a gêneros eruditos, mas ele trilhou também os caminhos do improviso e aderiu ao jazz. Lançou, no ano passado, o disco Incêndio na Lua, todo com composições próprias. Um ótimo registro. Mas o projeto não parou nisso e neste ano, também apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, realiza a Mostra Musical Hélio Brandão.

Publicidade

A primeira parte aconteceu no dia 13, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo. Foi um show maravilhoso do começo ao fim. O compositor montou o seguinte sexteto: Hélio Brandão (sax), Mario Conde (guitarra), Jefferson Sabagg (piano) e Cris Julian (contrabaixo), Marco Lobo (percussão) e Edu Ribeiro (bateria).

O responsável por todo o espetáculo se mostrou generoso. Talvez pelo nervosismo da responsabilidade, iniciava os solos discretamente, procurando dar mais espaço aos convidados. Apenas no fim ficou mais solto. Enquanto isso, Sabbag, Julian e Conde exibiram a competência, criatividade e destreza habituais, e os convidados Lobo e Ribeiro deram a impressão de tocar juntos há milênios. O saldo foi uma excelente apresentação que deveria ser mostrada mais vezes pelo Paraná e pelo mundo.

A segunda parte do projeto acontecerá no dia 10 de setembro. Nela, Brandão mostrará composições eruditas. Será o Camerata Brandão – Tributo a Villa-Lobos.

NaTocaia

O Projeto Brasil Musical, com o quarteto NaTocaia, traz um convidado a cada terça-feira para um show no Teatro HSBC, na Boca Maldita. Abriu no dia 9, com Arismar do Espírito Santo, ontem teve Alessandro "Bebê" Kramer e na próxima terça receberá Robertinho Silva. O projeto segue até dia 18 de outubro com uma lista de craques musicais: Victor Biglione (06/9), Raul de Souza (13/9), Marcel Powell (20/9), Arthur Maia (27/9), Toninho Horta (4/10), Gabriel Grossi (11/10) e termina com Caíto Marcondes (18/10). O NaTocaia é formado por Glauco Sölter, Endrigo Bettega, Jefferson Sabbag e Mário Conde.

Publicidade

Tiziu

O violonista e compositor Fabiano "Tiziu" Silveira está prestes a lançar o disco Ectoplasma, só com composições dele. Especialista em violão de sete cordas, Tiziu é mais conhecido por participar do Trio Quintina, que, até 28 de agosto, faz temporada no Teatro Paiol, de quinta a domingo, para lançamento do DVD do elogiado espetáculo Cyrc. Como instrumentista, ainda participa do projeto Clarinetando, de Sérgio Albach. Agora surge em trabalho autoral, num disco repleto de afrossambas e afrochoros, se é que podemos chamá-los assim. O lançamento oficial será no dia 25 de setembro, no Sesc Paço da Liberdade, mas o disco pode ser encomendado pelo e-mail heybranco@hotmail.com e já é possível ver algo pelo YouTube. Mais perto do lançamento falarei mais sobre Tiziu e o Ectoplasma.

Jana Fellini

Agora vamos às canções. Jana Fellini, uma intérprete de delicadeza, mas também de intensidade, apresenta o show Vai Menina, Vem Sereia no dia 30 de agosto, às 20 horas, no Teatro Paiol. Será a primeira produção autoral da cantora, que contará com os músicos Ricardo Verocai (piano e rhodes), Evangivaldo Santos (contrabaixo), Dú Gomide (guitarra) e Fernando Lobo (bateria).

Rock

Publicidade

Nesta sexta-feira tem lançamento oficial do CD da banda Crocodilla, com mais shows de Cachorro Grande e Uh La La!, no Yankee Bar.

No sábado, no Pepper’s Bar, ocorre a 2.ª Noite de Inverno, com a banda Beto Só, que lança o disco Ferro-velho de Boas Intenções. Junto apresenta-se a banda Humanish, que retorna da turnê em que lançou no Sul o CD de estreia.

Veja mais sobre esses e outros assuntos no blog Sobretudo (www.gazetadopovo.com.br/blog/sobretudo).