• Carregando...
O primeiro álbum de Sérgio Albach teve seu projeto aprovado pela Lei de Incentivo | Arnaldo Alves/ Gazeta do Povo
O primeiro álbum de Sérgio Albach teve seu projeto aprovado pela Lei de Incentivo| Foto: Arnaldo Alves/ Gazeta do Povo

Quantos discos são lançados no Paraná a cada ano? Pouco depois da dúvida ter me surgido, recebi dos produtores do projeto A Grande Garagem Que Grava (GQG), 13 CDs feitos por eles em 2007, com shows de bandas da cidade. A mesma GQG já havia lançado outros 18 CDs no primeiro ano do projeto, em 2005.

Alguns dias depois desse presente, a Fundação Cultural de Curitiba divulgou os selecionados no Programa de Mecenato Subsidiado deste ano. No total, foram 91 propostas já aprovadas e mais 57 de uma ampliação que foi feita, totalizando 148 projetos culturais que receberão incentivo fiscal para serem concluídos. Desses, 30 são de música (pode ser show, gravação de CD, produção de livros, vídeo etc.). No ano passado, haviam sido 14 os projetos aprovados pela Lei de Incentivo para a área de música.

Também com apoio da Fundação Cultural, o selo Discos Voadores vem lançando CDs de bandas locais à velocidade de praticamente um por semana dentro das apresentações do projeto Quintas no TUC. Vai fechar o ano com pelo menos uma dúzia de lançamentos.

Vemos, então, que, só em projetos apoiados pela FCC, ultrapassou-se a marca dos 30 discos lançados por ano. Digamos que esse número dobre com as iniciativas privadas e teremos, no mínimo, uns 60 discos de músicos curitibanos lançados por ano. A média é de cinco por mês.

E falamos apenas em discos que existem fisicamente. Há uma produção ainda maior, feita para colocar na internet, que circula pela web, que é imensurável.

E aí surgem outras perguntas. Espero que os leitores e músicos me ajudem a respondê-las: Quem escuta tudo isso? Quem vende tudo isso para a gente comprar? Em que rádio toca?

Os convocados 1

Entre os projetos aprovados pela Lei de Incentivo, estão: O primeiro CD solo de Sérgio Albach (clarinetista, arranjador, maestro e compositor); os CDs dos violonistas Waltel Branco (Obra para Violão), Claudio Menandro (Choro Curitibano) e Chico Mello (20 Anos Entre Janelas). Há, ainda, os novos discos dos seguintes artistas: Trio Quintina (O Circo Musical), Mario Conde (Guitarra Brasileira), Maxixe Machine (Samba de Tiro de Guerra), Marília Vargas (Modinhas), Kátia Drumond e Ricardo Verocai (Minha Gente Brasileira), Universo em Verso Livre, Caçarola – Orquestra de baixos; Trio Brandão Kioun. A lista completa pode ser encontrada no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fccdigital.com.br) .

Os convocados 2

Do total de projetos convocados pela Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, na categoria Mecenato Subsidiado, 30 foram para a área de música; 28, para artes cênicas; 15, de artes visuais; 20, do setor de audiovisual; 20, de literatura; 20, de patrimônio cultural; e 15, nas áreas de folclore, artesanato e cultura popular. Os projetos de iniciantes somam 25, cerca de 20% do total.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]