Em 2009, o compositor e músico Gustavo Proença saiu de Curitiba para um breve retorno ao seu estado natal, a Bahia. Lá, mergulhou na musicalidade que lhe influenciou a infância e reencontrou personagens que povoavam suas lembranças. Misturou tudo e na volta a Curitiba criou o projeto Minha Alegria. Reunindo músicas que compôs sob o calor baiano, na Baía de Todos os Santos, com outras que já estavam com ele no frio curitibano. Daí saiu um show no Guairinha, um disco e, agora, um DVD deve vir à luz.
O DVD está gravado, mixado e prontinho para sair, mas ainda falta o dinheiro para a prensagem definitiva. Para conseguir completar o ciclo de Minha Alegria, Proença entrou com um projeto de financiamento coletivo no site Catarse (http://catarse.me/pt/dvdminhaalegria) para arrecadar R$ 5,75 mil entre os fãs e os amigos. Quem quiser colaborar é só entrar lá e escolher a cota que esteja disposto a pagar.
Gustavo, que também participa dos grupos Nêgomundo e Serenô, fez a gentileza de me presentear com uma versão demo do DVD e eu garanto que quem ajudar não vai se arrepender. Minha Alegria é um show de samba e outros ritmos africanos que nos deixa leves e alegres com as interpretações, os músicos, os arranjos e os anjos presentes no coro feminino.
As músicas são quase todas baseadas em histórias verídicas (como costumam frisar os filmes de Hollywood) que o autor presenciou. Ou se referem a personagens do amplo círculo de amizades do músico. A música título, por exemplo, foi composta em homenagem a uma baiana que, apesar de passar muitas provações, vive sempre alegre e cantando. Também tem a história do malandro que, para esconder uma marca de adultério acaba literalmente queimando a cara.
Tudo é conduzido pela agradável voz de Proença que nos embala em ritmos e histórias com delicadeza e uma ginga suave que nada tem a ver com os pagodes universitários que inundam rádios e tevês. O som dele é mais puro e ao mesmo tempo mais sofisticado. O show vai num crescendo de cores e ritmos para terminar quase em uma grande festa.
As músicas são divertidas, dançantes e contam com a participação especialíssima do coro formado pelas belas Priscila Pontes e Ariane Souza, depois reforçadas pelas participações especiais de Iria Braga, Doriane Conceição e Juliana Biancato, cada uma entrando para apresentar uma canção e depois se integrando ao coro.
Ao todo são 11 canções de autoria de Gustavo Proença e mais uma dos parceiros Tiago Portella (arranjador do show) e Talita Kuroda. Portella também foi o diretor musical e principal arranjador do espetáculo que resultou no disco e no DVD. Um trabalho excelente reunindo influências rítmicas com instrumental refinado capaz de introduzir a gaita ponto no ponto da umbanda.
Os solos instrumentais, poucos, mas definitivos, são especiais, porque os músicos também o são. Estão no palco com Proença, além de Thiago Portella, o time formado por Lucas Melo (violão 7 cordas), Tiago Portella (cavaquinho), Evandro Manchinha (gaita ponto), Hely Souza (contrabaixo acústico), Alex Figueiredo e Luis Rolim (percussão) e Thales Lemos (bateria).
Como todo projeto independente, este também dependeu de várias parcerias e apoios, como os do Studio Asa Treze, Processo Multiartes, Click Audioworks, Otto Produções Artísticas, Latina Filmes e AZ Engenharia.
* * * *
Pizzicato
Sarabanda
O Programa Sarabanda, que entrevista músicos e maestros, voltou a ser veiculado pela tevê E-Paraná. O criador e também apresentador é o músico Sebastião Interlandi Junior, flautista da Orquestra Sinfônica do Paraná. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 23 horas, com reprise aos sábados.
Audac
O jornalista e blogueiro Cristiano Castilho entrevistou o produtor Gordon Raphael, que mexeu nos botões dos dois primeiros discos dos Strokes e agora está produzindo o disco da banda curitibana Audac. Leia a entrevista no blog Pista 1 (www.gazetadopovo.com.br/blogs/pista-1).
Férias
Os caros leitores deste espaço vão ter um merecido descanso deste colunista em julho. Mas a coluna receberá um upgrade, pois passará a ser escrita pelo jornalista Sandro Moser. Quem sentir saudade pode me encontrar, em ritmo de férias, no Blog Sobretudo (www.gazetadopovo.com.br/blogs/sobretudo).
Deixe sua opinião