Sérgio Viralobos (à esq.), Rodrigo Barros e Samuel Lago: cabeças que pensam poesia| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Múltiplo Leminski se despediu do Museu Oscar Niemeyer, mas o pássaro da poesia deve pousar de novo em Curitiba em outubro. Isso, caso os patrocinadores joguem alguma quirera para atraí-lo. Falo do Festival de Poesia de Curitiba, evento que já teve o projeto aprovado pela Lei Rouanet e está apto a captar R$ 593 mil para sua primeira edição.

CARREGANDO :)

As cabeças pensantes e trabalhantes por trás do projeto são as do produtor João Pedro Albuquerque, paranaense que toca a Abaporu, produtora sediada em São Paulo; Sérgio Viralobos, o curador, que por muitos anos trabalhou no mercado financeiro, mas na área cultural é conhecido como poeta e letrista das bandas Beijo AA Força, Contrabanda e Maxixe Machine e que deve lançar seu mais recente livro de poesias, Piada Louca ainda neste ano.

Os idealizadores do projeto são Samuel Lago e Rodrigo Barros, produtores do programa radiofônico Radiocaos, que trata de música e literatura e é transmitido em Curitiba (Educativa FM), Rio de Janeiro (Rádio Roquete Pinto) e São Paulo (USP FM). A ideia, na verdade, foi uma sugestão de Carlyle Ávila, diretor de produção e programação da RPC TV, em uma conversa que tratava de outros assuntos.

Publicidade

Os patrocínios ainda não estão fechados, por isso não é possível anunciar algumas das atrações, inclusive a internacional. Presenças que já podem ser reveladas são as da poeta Alice Ruiz, que entre outras coisas deve coordenar um debate no Paço da Liberdade. O grupo Três Tremores, junção criativa de Alexandre Nero, André Abujamra e Carlos Careqa, fará um debate sobre criação musical e um show no Teatro Positivo.

O dramaturgo, escritor e músico Mário Bortolotto deve participar de um debate-recital e também fazer show com sua banda Saco de Ratos. O músico Maurício Pereira é outro que está previamente confirmado para uma participação e show da dupla Pereirinha e Pereirão, em que ele divide o palco com o filho Tim Bernardes (da banda O Terno).

Mas as atrações não se restringem a teatros. "Queremos levar muita coisa para as ruas, para locais inusitados, até para dentro dos ônibus", revela Samuel Lago. Assim, as ruas podem ser tomadas por rappers, repentistas, trovadores e performers.

Alguns bares da cidade receberão sessões de "saraokê", mistura de sarau poético com videokê, em que o público será estimulado a subir ao palco em meio a apresentações. Também haverá atrações específicas para crianças. Além de filmes, concurso de poesia e, é claro, lançamentos e sessões de autógrafos de vários poetas.

Ao todo, estão previstos dez tipos de eventos pela cidade entre os dias 21 e 27 de outubro. Tudo ainda depende das migalhas que os patrocinadores jogarão para atrair o pássaro da poesia que, mesmo faminto, não desce por qualquer coisa. Afinal, é preciso ser sempre digno para atrair as musas.

Publicidade

Pizzicato

Ultravox

Rodrigo Barros e Samuel Lago têm outro projeto antes do Festival de Poesia. Em agosto, eles farão cinco sessões do Ultravox, que é uma espécie de transmissão ao vivo de rádio com a presença de várias atrações ao vivo em cada uma delas e que será feita em um teatro. A diferença é que na plateia haverá grandes rádios e, portanto, o show não terá os PAs (o sistema que amplifica o som para o público). A amplificação se dará com os próprios rádios, transmitindo numa frequência de pequena amplitude, para pegar apenas na sala do show. Haverá sessões no Teatro do Paiol e até mesmo no Passeio Público (Alexandre Nero, em 4 de agosto).

Ferryboat

A banda Ferryboat fará hoje um pocket show na Livraria Curitiba do Shopping Estação, às 19 horas, com entrada franca e censura livre. As Livrarias Curitiba passam também a vender o CD da banda, 10 Dias na Praia, que vem envolvido em uma bela lata artesanal.

Publicidade