O maior festival de música do Paraná abriu suas portas para os músicos locais. A versão de 2011 do Lupaluna (http://www.lupaluna2011.com.br), que acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, ou seja, daqui a menos de um mês, terá a participação de 11 bandas paranaenses. Duas delas estarão no Luna Stage, o palco principal: a tradicional Blindagem e a Copacabana Club.
As outras nove bandas estarão no palco Eco Music. No primeiro dia, tocam Banda Gentileza, Locomotiva Duben, Charme Chulo, Match e a que vencer o concurso que rola para escolher a última banda do line-up do festival. No segundo dia, tocam Djoa, Sugar Kane, Super Color e Sabonetes.
Dessas bandas selecionadas já há informações no próprio site do festival. Então vou falar aqui um pouco da corrida de 15 bandas pela última vaga no Lupaluna. Uma briga disputada que depende do teu voto (http://www.lupaluna2011.com.br/concurso-de-bandas):
Beti Malu É uma banda comandada pela voz de Roberta Malucelli, que faz MPB/pop acústico, com violão, baixolão e percussão (http://www.myspace.com/betimalu).
Djambi Já conhecida e tradicional banda de reggae da cidade (http://www.djambi.com.br/).
Felix Bravo O duo de músicos e compositores fez "Camafeu", um dos melhores discos do Paraná no ano passado. Faz parte da nova MPB (felixbravo.com.br)
Julia Mallmann É da novíssima geração de músicos do Paraná, compõe e canta em inglês, toca violão e guitarra, num estilo que puxa um pouco para Paramore (http://www.myspace.com/JuliaMallmannMusic)
Haullys Tem influências do hip-hop, reggae, rock e surf music. Na estrada desde 2000 e com um disco na bagagem (http://www.myspace.com/haullys).
Lou Dog Tem um estilo difícil de explicar, pois mistura influências do rock, ska, indie, mpb e tudo com um trombone que ajuda a misturar mais ainda. (http://www.myspace.com/iloveloudog)
Mac Brown Rock/pop com pitadas de hip-hop, um pouco de skate, ao estilo que se aproxima de Charlie Brown Jr. Lançou o disco "Futuro" com participação do Xandão, do Rappa, que pode ser baixado no site do grupo: http://www.macbrown.com.br/
Molungo Grupo formado por músicos atuantes de vários projetos em Curitiba, já lançou o disco que leva o nome da banda, com produção de André Abujamra e prepara o segundo. Passeiam pelo pop, MPB e rock. (www.myspace.com/grupomolungo).
Namorada Belga Banda que se chamava Sorte a Sul, mudou de nome e atitude e prepara o primeiro disco com o grande produtor Plínio Profeta. Pode ser considerada nova MPB, com pitadas pop e capricho nos arranjos e instrumental.
Nuvens Banda já bem conhecida em Curitiba, com discos lançados e mais um, o Fome de Vida, na boca do forno. Mudou de formação no fim do ano passado. O novo trabalho ainda é pouco conhecido, com uma pitada mais roqueira. Se selecionada, deverá ser o primeiro show com as músicas e a sonoridade do novo disco (http://nuvens.net/).
Pão de Hamburguer Banda também já mais conhecida, que lançou disco e DVD gravado no Guairinha, em Curitiba, muito bem sucedido. Mais rock do que pop, bem tocado e com letras inteligentes (http://www.myspace.com/paodehamburguer).
Paranoika Banda recente, com cerca de três anos, que se insere no circuito de Curitiba com músicas próprias e covers. Mistura rock com pitadas de eletrônica e, por vezes, com psicodelia (http://www.myspace.com/bandaparanoika).
Punkake A girl band de Curitiba que mistura rock com atitude fashion, que leva para o palco com rara competência. Acabam de lançar o single "Uhu" e estão viajando pelo país para divulgar o som (http://www.myspace.com/bandapunkake).
Uh-La-La Banda de rock que mescla várias influências e se deixa levar por todas, mastigando-as e transformando-as num som próprio. Com pouco tempo de estrada, mostrou um crescimento musical sem comprometer o lado divertido (http://www.myspace.com/bandauhlala).
Vilma Ribeiro Fundadora das antigas bandas Risoflora e Namastê, hoje adotou o blues como principal linguagem, além de pitadas de MPB, jazz e soul music. Tem se apresentado à frente do Vilma Ribeiro Trio em circuito de bares de Curitiba. (http://www.vilmaribeiro.com.br).
Boa escolha e bom Lupaluna!
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou