Desculpe, senhor, mas devo estar lhe avisando que nós estamos gravando esta ligação, e, como eu estava lhe explicando, o problema que o senhor está nos apresentando...
Moça, nem lembro mais o problema que me fez ligar pra esse 0800, transferiram tanto a ligação que eu falei que não aguento mais ouvir gerúndio. Aliás, você sabe o que é gerúndio?
Não sei, senhor, por isso vou estar lhe passando para o supervisor, que poderá estar lhe esclarecendo melhor, um instante.
Musiquinha. O supervisor:
Pois não, quem está falando?
Digo que é o sr. Gerundivo.
E qual é o problema, sr. Gerundivo?
O problema é que não aguento mais ouvir tanto gerúndio!
O senhor poderia estar explicando melhor?
Tenho vontade de uivar-ganir-esganar, mas só pergunto:
Sabe o que é gerúndio?
É alguma peça de algum produto nosso que o senhor está usando?
Não, gerúndio é um tempo verbal!
O senhor poderia estar esclarecendo melhor?
Por exemplo, "esclarecendo" é gerúndio do verbo esclarecer.
O senhor não deveria estar se informando sobre esse assunto com o Disk Gramática? Ligando para o 102...
Explodo:
Quem devia se informar sobre a língua portuguesa são vocês, seus gerundistas linguicidas!
Ele fala com voz grave:
Desculpe, senhor, mas nosso pessoal esteve sendo treinado para estar atendendo conforme as melhores normas internacionais, todos tendo pelo menos o colegial completo e estamos contando até com pessoal de nível superior.
Mas em todos os níveis estão atolados em gerundite!
O senhor vai estar me desculpando, mas nós estamos tendo orientação para estar desligando em caso de destrato.
Então vamos tratar o seguinte: eu desligo antes e depois o senhor pode estar desligando, tá?!
Desligo, suspiro, respiro fundo várias vezes, aí ligo de novo.
Eu queria estar sabendo por que vocês ficam falando assim, sempre usando os verbos em "ando", "endo" e "indo".
Não estou entendendo, senhor.
Tá vendo? Você podia dizer "não entendo", mas disse "não estou entendendo". Usou três palavras em vez de duas, devem gastar milhares de minutos encompridando à toa os verbos.
Senhor, minha orientação é para estar passando para a chefe os casos que não estiver entendendo, um momento.
Musiquinha. A chefe:
Pois não, com quem estou falando?
A senhora está falando com uma pessoa que já está falando deste assunto faz quase uma hora e não está adiantando.
Qual é o problema que está ocorrendo, senhor?
O problema é que jogaram a concisão no lixo e estão se enrolando em gerúndios e mais gerúndios.
Não estou entendendo, senhor, poderia estar explicando melhor?
Não! Não vou estar explicando nem quero estar sabendo de mais nada, vou desligando, até nunca mais, até nuncando!
Bato o telefone, minha mulher está chegando (eis um gerúndio preciso!) e pergunta quem me irritou assim. Digo que foram 800 gerundistas; ela me olha intrigada, digo para deixar, ou melhor, ir deixando pra lá.
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