Os produtores de vinho não ousam ter senso de humor. Explico-me, produtores de vinho, como qualquer pessoa, são dotados de senso de humor nas suas vidas, mas não ousam usá-lo no produto. Mesmo os mais divertidos, quando tratam do seu vinho, travestem-se da mais absoluta seriedade, isto para falar ou escrever, no rótulo então, nem pensar. Esta atitude decorre do vinho ter um forte apelo imaginário que transmite aos aficionados uma sensação de poder, o que, naturalmente, é incompatível com o humor.
Pois bem um produtor californiano, Bonny Doon, resolveu desafiar esta atitude e lançou vinhos cujos nomes e rótulos são puros deboches sobre os padrões franceses.
Começando pelos títulos: Ca del Solo Big House Red, Domaine des Blaguers (gozadores) Syrah, Syrah le Pousseur (empurrador, vendedor malandro). Cardinal Zin Beastly Old Vines, ( Zin de Zinfandel, Bestial) , Le Cigarre (charuto) Volant, Old Telegram (trocadilho com Vieux Telegraph, um clássico Châteauneuf)
O produtor Randal Grahm, é uma figura divertida, centrado nos vinhos do Rhône e da Provence. "Nosso objetivo, diz, é divertir, surpreender, educar e encorajar, sendo o mais engraçado que a regulamentação governamental permite.
Para manter nossa saúde mental pretendíamos plantar todas as cepas do mundo, mas os profissionais e os banqueiros não permitiram. Assim ficamos limitados às cepas do Rhône e dedicamos nossa casa aos únicos dois enólogos da Europa que realmente sabem o que estão fazendo."
Nossos vinhos têm o equilíbrio do Rhône, fugindo do estilo bombástico da Califórnia, com aromas sutis, assim como outros não sutis.
O que é melhor que paz, amor, e fermentação de bagos inteiros? Isto é, sem esmagar, preservando os aromas e complexidade de um sonho, sem a culpa do sexo.
Finalmente, justificando o uso de tampas rosqueadas: "Fecham tão bem quanto aquela tecnologia do século 17, comumente chamada de rolha, e não deixam o vinho "bouchonné".
Aqualoucos são artistas que saltam do trampolim como palhaços, mas entram na água como atletas, porque se não quebra a espinha.
Bonny Doom é um "vinolouco", porque faz graça com tudo, mas faz vinhos geniais, que valem a pena serem provados, mesmo porque, brincadeira tem hora.
Os rótulos, desenhados por diferentes artistas, são maravilhosos e podem ser vistos no site: www.bonnydoonvineyard.com.
Confraria Invinovéritas: degustação de Tasca dAlmerita Sicilia. Dia 2, terça-feira, às 19 horas. Fone (41) 3338-7519.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp