• Carregando...

Há alguns anos estive na Sicília e voltei encantado com os vinhos Tasca d’Almerita. Apesar do meu entusiasmo não consegui convencer ninguém a importá-los.

A Sicília é um local ideal para fazer vinhos. Clima seco, ensolarado, montanhoso e solo pobre. Não foi por acaso que os gregos elegeram a região para produzir seus melhores vinhos. Em especial Siracusa e Akragas, atual Agrigento.

Como a Itália desprezava os mouros e os vinhos do Sul, - "doppo tevere tutti negri", dizia minha avó trentina -, os sicilianos apelaram e foram fazendo vinhos cada vez piores com alta produtividade por hectare e teores alcoólicos altíssimos, entre 13 e 17%. E, apesar da grande insolação, freqüentemente reforçados no "caixa 2".

Quando alguns produtores sicilianos, como Principi di Spadafora, Planeta e Tasca d’Almerita abandonaram a tapeação para fazer vinho de qualidade, foi difícil acreditar. Mas seus produtos estão aí para provar que honestidade, competência e terroir fazem milagres.

Tasca d’Almerita, nome da família cuja vinícula foi fundada em 1830, produz seus vinhos na Tenuta Regaleali, "uma ilha com a Sicília em torno", cujos vinhedos se dividem em cepas nativas, como nero d’avola, e francesas, cabernet e chardonnay.

Seu vinho mais premiado é o Cabernet Sauvignon, com Tre Bicchieri no Guia Gambero Rosso e Parker:90. DOC Contea di Schafani.

Cygnus, cujo nome vem do fato de que foi na propriedade do Conde Tasca que Wagner viu o cisne que inspirou o Parsifal, é um corte de 75% de nero d’avola e 25% de cabernet. Recebeu Tre Stelli no Guia Veronelli.

Regaleali Rosso é um dos mais famosos vinhos da Sicília, desenvolvido em carvalho esloveno, cepas cero d’avola e com um leve toque da nativa perricone.

Rosso del Comte é o Reserva Especial do Regaleali, oriundo de um vinhedo com mais de 40 anos, o único que ainda conserva parreiras desenvolvidas em forma de arbusto. Parker:89 e Super Tre Stelli no Guia Veronelli.

Regaleali Bianco, com cepas nativas de inzolia, grecanico e catarrato, foi o primeiro vinho da Tenuta Regaleali, incluído no Top 100 da Wine Enthusiast.

Nozze d’Oro, inzolia com varieta tasca, uma cepa derivada da sauvignon blanc que só existe em Regaleali, é o cru da Tasca d’Almerita.

Os vinhos Tasca d’Almerita serão apresentados em um jantar na Villa Marcolini, acompanhados da gastronomia do Fabiano Marcolini, no dia 5 de abril. Reservas pelo telefone (41) 3338-7519.

Confraria Invinovéritas – Degustação Vinhos do Languedoc. – Dia 3, segunda-feira, 19 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]