O crescimento no número de casos de Alzheimer no Brasil e no mundo vai fazer da doença um assunto recorrente nos próximos anos. Relacionado com o envelhecimento do cérebro, o Alzheimer acompanha de forma assustadora o crescimento da expectativa de vida. Dentro deste quadro, faz sentido o aparecimento de bons trabalhos de reportagem e documentação, como o Projeto Alzheimer, que está sendo exibido pela HBO. Trata-se de uma série de quatro documentários filmados nos Estados Unidos.
O primeiro, que estreou no dia quatro de agosto e teve reprises durante a semana, se chama The Memory Loss Tape e mostra portadores da doença em diferentes estágios. Nos Estados Unidos, a regra é que o médico sempre informe ao paciente sobre seu diagnóstico. Por isso, o doente no estágio inicial do Alzheimer é informado de que tem a doença e, a partir daí, convive com a consciência do que irá acontecer em sua vida. O documentário retrata alguns casos assim. São tocantes e dolorosos, já que o doente percebe cada uma das pequenas perdas de suas capacidades mentais e sabe o que elas significam.
Joe, californiano de 63 anos, que foi um gênio da informática, é loquaz e articulado ao relatar sua experiência. Ele leva a neta para passear e, repentinamente, não sabe mais o caminho para voltar para a casa. É salvo pela netinha, que o pega pela mão e o conduz. Bessi, do Winsconsin, convive com os primeiros sintomas aos 87 anos. Pára no meio da horta se perguntando o que está fazendo lá e esquece o nome das amigas. No caso de Josephine, 77 anos, moradora de um sítio no Winsconsin, quem sofre é a filha. Josephine está em um estágio mais avançado da doença e a filha vive em função dela, sempre temendo que um dia a mãe consiga sair da propriedade e se perca.
O segundo documentário é baseado no livro O Que Aconteceu com o Vovô?, escrito pela jornalista Maria Shriver, a sobrinha de John Kennedy e esposa de Arnold Schwarzenegger, cujo pai teve a doença. Neste filme, crianças contam o que está acontecendo com o idoso de sua família, que está com a demência e comentam o efeito da experiência sobre si próprias.
Em Os Avanços da Ciência, que vai ao ar amanhã, os personagens são 25 cientistas que investigam as causas e a cura para o Alzheimer e sinalizam com motivos para otimismo (como a doença avança mais rapidamente nos países ricos, eles estão investindo pesado em pesquisa).
O último documentário da série (Os Cuidadores) relata a situação dos familiares dos doentes, que têm suas vidas transformadas e convivem com a dor de ver a pessoa querida ir embora aos poucos, conforme perde a memória. Todos os quatro filmes retratam os doentes com respeito e sem pieguice.
Serviço
Projeto Alzheimer é exibido pela HBO, às terças-feiras, às 22h05. Confira no site www.hbo.com.br/alzheimer os horários das reprises.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano