Mesmo antes do histórico primeiro show do Radiohead no Brasil, Thom Yorke e sua banda já marcavam presença por aqui. O canal pago Multishow dedicou uma semana especial ao grupo britânico ao criar uma espécie de aquecimento antes dos adjetivados espetáculos no Rio, na última sexta-feira, e em São Paulo, ontem este transmitido pela emissora.
A Semana Radiohead começou domingo, dia 15, às 20h15, com o documentário Meeting People is Easy (1998). Dirigido por Grant Lee, o filme registra as turnês mundiais do grupo depois da gravação de OK Computer (1997), um dos mais celebrados álbuns da história recente do rock.
Clipes, cenas de bastidores e takes intimistas deixaram claro como as exaustivas viagens e o sucesso não programado e talvez até não desejado fizeram mal a Thom Yorke, que cogitou, àquela época, em acabar com a banda.
Segunda-feira foi a vez de ver o quinteto em ação no Multishow Music Live Radiohead na França. O registro é de 2003 e mostra o grupo bem à vontade no festival Eurockéennes. É difícil ficar inerte à visceralidade de Yorke em "2+2=5"; à energia de "There There"; e foi quase impossível não acompanhar a multidão francesa em "Fake Plastic Trees": quase cheguei ao ponto de içar um isqueiro e balançar os braços, que já pesavam devido aos teimosos pelos eriçados. Já no final do show Yorke se escondeu atrás de um piano acústico: era "Morning Bell".
Reflections on a Kid A foi ao ar na terça-feira. Em uma das suas raras entrevistas-solo, Thom Yorke fala sobre o passado e o futuro da banda. O processo de gravação de Kid A (2000) e o estrondoso sucesso de OK Computer também está na pauta. E assim perguntas vão se afinando, até os fatídicos questionamentos sobre a hipótese de acabar com a banda. "Próxima pergunta", atira Yorke. "Eu não quero falar sobre isso", dispara, em tom rude. Já mais calmo e até estranhamente risonho, Yorke confessa o esperado: que não gosta da ideia de fazer turnês mundiais.
Mais próximo do dia das apresentações, a Semana Radiohead foi às ruas na quarta-feira para colher depoimentos de fãs. Em todas as entrevistas, eram visíveis a expectativa e a vontade de ouvir e ver Radiohead ao vivo.
O programa Urbano, já na quinta-feira, foi ao ar sob o lema "Quer Pagar Quanto", em referência ao último disco dos britânicos. In Rainbows (2007) foi disponibilizado em primeira mão na internet. E quem baixasse as faixas poderia escolher quanto pagar por elas. A opção "nada" era válida também. Os espanhóis foram os mais generosos; já os brasileiros quase não colaboraram.
Para atiçar ainda mais a curiosidade principalmente de quem iria ver o show in loco clipes de músicas clássicas do Radiohead fizeram parte da edição especial do TVZ da última sexta-feira, dia 20. "Paranoid Android", "Fake Plastic Trees", "No Surprises" e o hino-derrota "Creep" estavam lá, em sequência, deixando no ponto certo quem foi ver ao vivo os paranoicos e indecifráveis músicos do Radiohead.
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