• Carregando...
Programa é comandado pela nutricionista Bela Gil | Divulgação/GNT
Programa é comandado pela nutricionista Bela Gil| Foto: Divulgação/GNT

Programe-se

Bela Cozinha. Canal GNT (41 da Net). Terças-feiras, às 22 horas.

Já escrevi outras vezes neste espaço sobre programas de gastronomia e não deixei de ver a estreia de Bela Cozinha, no canal pago GNT (41 da Net), comandado pela nutricionista e chef de cozinha Bela Gil, filha de Gilberto Gil. Formada pela Hunter College, em Nova York, Bela ensina as pessoas a cozinharem pratos saudáveis e saborosos. Também mostra que é possível arranjar alternativas para o açúcar branco; e que não é tão difícil assim usar muita verdura para matar a fome.

Seguidora da cozinha ayurveda e macrobiótica – que busca o equilíbrio entre sódio e potássio na alimentação –, Bela foi muito influenciada pelo pai, que também é macrobiótico desde os anos 1970, e ajudou a disseminar a prática no Brasil. Gil, aliás, participou do primeiro episódio do programa, que recebe a cada semana um convidado diferente.

O mais legal do início da série, que estreou com um episódio duplo, foi que a primeira meia hora explicou com detalhes toda a filosofia seguida por Bela, cuja missão fazer as pessoas comerem "comida de verdade." Isso ajuda o espectador a entender a proposta, e a decidir, inclusive, se quer ou não assistir. Quem não curte uma gastronomia natural, porém, pode se decepcionar um pouco.

O mérito do programa, porém, é que ele ajuda as pessoas a procurarem alternativas mais saudáveis para pratos tradicionais que fazem parte do nosso cotidiano.

Quando recebeu a atriz Fernanda Torres, por exemplo, Bela preparou uma macarronada integral, com massa caseira e um molho de "tomate" que, na verdade, era de beterraba e cenoura. Também não deixou de usar azeite e muitos temperos, elementos que não devem deixar a comida sem graça. Para a também atriz Carolina Dieckmann, que adora doces, ela preparou bolo de chocolate sem nenhum tipo de produto de origem animal ou açúcar branco.

A princípio, a lista de ingredientes parece um tanto estranha, e pode dar uma certa preguiça de se aventurar nas receitas. Mas as dicas são interessantes para sair de uma zona de conforto na cozinha, e experimentar coisas novas.

Radical?

A ideia do programa pode soar radical, ou saudável demais, mas a nutricionista, que tem uma boa desenvoltura e consegue explicar as receitas com bastante clareza, salienta que não há um alimento proibido. Bela responde às perguntas dos convidados sobre os benefícios e malefícios de determinados ingredientes, mas prega o equilíbrio.

Ou seja, ninguém precisa deixar de comer o que gosta porque faz mal. E também, avisa Bela, não é interessante se alimentar sem prazer, apenas com o objetivo de nutrir o corpo. Bela prega a cada programa uma reeducação alimentar e uma relação mais saudável com a comida, sem culpa. Para quem se interessou, o site gnt.globo.com/belacozinha traz todas as receitas de Bela Gil, além de vídeos extras com dicas e recomendações sobre saúde e alimentação.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]