Depois dos espetáculos de comédia stand up terem conquistado o público médio brasileiro, agora parece ser a vez dos games shows ganharem espaço. Desde março, a MTV apresenta o programa Quinta Categoria, em que quatro comediantes disputam uma espécie de torneio do humor. Eles têm de encenar situações propostas na hora, ora pela direção do programa, ora pela própria plateia. Ao contrário dos shows de stand-up, a ideia é justamente enterrar os textos prontos e forçar os comediantes ao improviso extremo.
A proposta tem dado resultado. No geral, as risadas surgem antes mesmo do início da interpretação. A simples formulação dos desafios já provoca os risos de quem assiste. Quanto maior a dificuldade, maior a expectativa sobre o que o artista irá fazer. É como se houvesse uma certa cumplicidade do público: "Como ele vai fazer piada com isso?"
O time do Quinta Categoria é formado pelos comediantes Anderson Bizzocchi, Elidio Sanna e Daniel Nascimento. Os três integram a Cia. Barbixas de Teatro e já haviam encenado esse tipo de comédia de desafio no teatro, com o espetáculo Improvável.
No teatro, o trio trazia um convidado diferentes para cada apresentação. Os comediantes do CQC (Custe o Que Custar) eram presença constante. Na MTV, o posto foi ocupado por Marcos Mion. O resultado não é ruim. Os quatro integrantes estão bem afinados e conseguem êxito, principalmente, quando partem para as interpretações mais plásticas e teatrais. Coincidência ou não, a plateia selecionada pela MTV concentra-se na faixa dos 17, 18 anos. E aí, esse humor mais físico agrada.
Quem acompanha o programa com regularidade, porém, percebe que se criou um tipo de fórmula, adotada tanto por quem assiste, como por quem encena. Perde-se as contas de quantas vezes foram propostas cenas com "maneiras mais estranhas" disso ou daquilo. Se é para atender o telefone, dizer eu te amo ou pedir a conta no restaurante, sempre vai ter alguém rolando no chão ou dando uma cambalhota.
Quinta Categoria é francamente inspirado no americano Whose Line Is It Anyway?, programa da rede ABC que era exibido no Brasil pela Sony. Estrelado por Drew Carey, Colin Mochrie, Ryan Stiles e Wayne Brady, Whose Line conseguiu juntar a proposta mais explosiva com um humor mais contido e cerebral. O time liderado por Carey conseguiu desenvolver perfis próprios, estágio que a turma do Quinta Categoria ainda não atingiu. Em Whose Line, Brady era o dono das caras e bocas, usando a dança e a música para rir. Colin e Stiles formavam uma dupla gauche. Alternavam momentos de humor pastelão com tiradas cínicas, britânicas até. Carey, quase sempre mediador, também participava dos quadros em que cada perfil (o negro, o branco caipira, o gordo, o careca e o excêntrico urbano) era explorado sem medo do politicamente correto.
Serviço
Quinta Categoria. MTV. Quinta-feira, às 22h30. Reprise: Sexta à 1h35, Domingo, às 17h30, e quarta-feira, às 15 horas.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião