No papel de produtor, paralelo a seus projetos como realizador, Cacá Diegues lança no dia 17 de maio um de seus trabalhos mais ambiciosos: a comédia Giovanni Improtta, que marca a estreia do ator José Wilker na direção de longas-metragens. Baseado no bicheiro popularizado pela novela Senhora do Destino (2004), de Aguinaldo Silva, o filme vai abrir o 17º Cine PE, em Olinda, no próximo dia 26, em competição. Cacá embarcou no projeto a pedido de Wilker, que conheceu nas filmagens de Xica da Silva (1975) e com quem trabalhou em mais quatro longas.
"Foi uma enorme responsabilidade para os dois, pois, nos filmes do Cacá, quem produz é a Renata [Almeida Magalhães, mulher do diretor]. Mas ele topou, e nós ficamos juntos, inventando", diz Wilker.
Com orçamento de R$ 5 milhões, Giovanni Improtta foi roteirizado por Mariana de Vielmond (filha de Wilker com Renée de Vielmond), em colaboração com Rafael Dragaud. A trama narra os esforços do chefão do bicho para virar um "cidadão respeitável". "É um filme com um pé na seriedade e outro no riso, como o Rio de Janeiro é", diz Wilker.
Com fotografia de Lauro Escorel, o longa traz no elenco Andréa Beltrão, Othon Bastos, Hugo Carvana e Jô Soares.
"Um dia o Wilker me chamou para conversar e propôs que a direção fosse minha. Mas foi ele quem deu o tom ao personagem. Como filmou com muita gente, ele prestou atenção nos sets e aprendeu bem", diz Cacá.