A apuração que definirá a escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo deste ano começou há pouco no sambódramo do Anhembi, na zona norte paulistana. Além da grande vencedora do desfile paulista, serão conhecidas também as duas agremiações com o pior desempenho que serão rebaixadas e no próximo ano desfilarão pelo Grupo de Acesso.
O início da apuração no Anhembi atrasou por conta de uma reunião entre os organizadores e presidentes das escolas de samba, na qual foi debatida a troca de dois jurados em uma das noites do desfile.
Na tarde desta segunda-feira (20), a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, em reunião com as 22 escolas de samba, definiu a ordem dos critérios de desempate para as agremiações do Grupo Especial e do Grupo de Acesso que participaram do Carnaval 2012.
O quesito de desempate será a comissão de frente. Caso haja empate neste critério, o samba-enredo definirá a vencedora do Carnaval 2012. Neste ano, as notas terminarão em unidades após a vírgula, como, por exemplo, 9,1 ou 9,2. Em 2011, cada quesito fechava em 0, 0,25, 0,50 ou 0,75.
Na sexta-feira, abriram o Carnaval paulista as escolas: Mocidade Camisa Verde e Branco, Império da Casa Verde, X-9 Paulistana, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi e Mancha Verde. No segundo dia desfilaram as escolas: Dragões da Real, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel e Tom Maior.
Nenhuma escola do Grupo Especial foi penalizada no Carnaval 2012. Já no Grupo de Acesso, cuja vencedora será conhecida após a apuração do Grupo Especial, a escola Unidos de São Lucas perdeu três pontos pela falta de um carro alegórico e por um dos geradores de energia exibir um patrocínio.
A torcida da Gaviões da Fiel está em maior número no sambódramo e ocupa uma arquibancada. Na parte inferior, estão concentradas as torcidas das demais agremiações.