A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo completa três décadas de existência com a exibição hoje à noite, para uma platéia de convidados, do documentário The US Vs. John Lennon (Os Estados Unidos contra John Lennon), de David Leaf e John Scheinfeld. O filme enfoca o período em que o ex-beatle deixou de ser apenas um músico pop para assumir a postura de ativista político, questionando a política externa norte-americana, sobretudo a Guerra do Vietnã.
O documentário é um dos destaques da mostra que, como de hábito, contempla a produção cinematográfica contemporânea dos cinco continentes. Os carros-chefes da mostra deste ano são Volver, que deu a Pedro Almodóvar o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes; The Wind that Shakes the Barley, drama político do britânico Ken Loach vencedor da Palma de Ouro na mostra francesa; Babel, de Alejandro Gozález Iñarritú, melhor direção em Cannes; e Os Infiltrados, novo filme de Martin Scorsese, sucesso de bilheteria no mercado americano.
Segundo o criador e diretor-geral da mostra, o jornalista e crítico Leon Cakoff, o evento chega ao seu 30.º aniversário reafirmando sua vocação de presentear o cinéfilo de São Paulo com um painel complexo da produção contemporânea.
O crescimento do Festival Internacional do Rio de Janeiro, que aconteceu em setembro último na capital fluminense, não parece incomodar Cakoff. Ele diz que os dois certames não disputam nem filmes nem platéias: "Não fazemos qualquer exigência de ineditismo. Não poderíamos privar o público carioca dos títulos."
Além de uma extensa mostra de filmes políticos italianos, sobretudo das décadas de 60, 70 e 80, a mostra deste ano vai presentear o público com a exibição de cópias restauradas da filmografia do diretor brasileiro Joaquim Pedro de Andrade. Além dos clássicos Macunaíma e O Padre e a Moça, será projetada uma cópia nova de Guerra Conjugal (1975), baseado em contos do escritor curitibano Dalton Trevisan, com Lima Duarte, Wilza Carla, Christina Aché e Lutero Luiz, entre outros.
Outro destaque da mostra é a cópia restaurada de Cabíria, marco do cinema mudo italiano dirigido em 1914 por Giovanni Pastrone.
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