• Carregando...
Os atores Marcelo Flores, Vladimir Brichta e Claudio Gabriel: amigos no palco e na vida real | Divulgação
Os atores Marcelo Flores, Vladimir Brichta e Claudio Gabriel: amigos no palco e na vida real| Foto: Divulgação

Teatro

Veja a programação deste e outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo.

      A comédia Arte chega a Curitiba para três apresentações no Guairinha durante o fim de semana. Com direção de Emílio de Mello e texto da premiada escritora francesa Yasmina Reza, a montagem tem no elenco Marcelo Flores, Vladimir Brichta e Claudio Gabriel. Os atores interpretam três amigos que discutem o relacionamento por causa de uma tela aparentemente em branco que um deles comprou por uma fortuna (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

      Em entrevista à Gazeta do Povo por telefone, Vladimir Brichta destaca que, além de ser uma peça com grande potencial de comunicação, a encenação trata de um tema não muito explorado no teatro, que é a amizade. "Muita peça fala sobre amores, conquista de poder, e essa tem o enfoque na amizade e especialmente na amizade masculina, de um jeito muito crítico, por vezes mordaz, mas ao mesmo tempo divertido", comenta.

      Montagem

      Sucesso de público e crítica, a montagem foi considerada pelo jornal O Globo um dos dez melhores espetáculos de 2012 e marca a estreia de Brichta como produtor. "A primeira parte é muito prazerosa, é a possibilidade de tomar decisões sobre a peça (...), isso me dá mais autoria no resultado, tem muito mais a ver com o meu artista do que outro espetáculo em que eu fosse um mero ator. O outro lado me dá muito mais trabalho, tem uma parte burocrática bastante complicada, chata, que também faz parte", conta.

      A peça, de 1994, já ganhou versões em diversos países. No Brasil, foi encenada pela primeira vez em 1998 e depois outras duas, em 2004 (na Bahia), e em 2006 (em São Paulo). Em 2004, Vladimir Brichta foi convidado para encená-la, mas recusou porque tinha outros projetos em andamento. Em 2010, quando assistiu à peça em Buenos Aires com sua mulher, a atriz Adriana Esteves, ela sugeriu que a montasse no Brasil e convidasse Marcelo Flores. Coincidência ou não, uma semana depois, Flores telefonou com a mesma ideia.

      Amigos

      Brichta conta que, assim como os personagens, os três atores são amigos, o que agrega muito ao resultado do trabalho. "Temos uma proximidade muito grande, a gente fala com propriedade daquilo, a gente se reconhece nos personagens. Não é um tema trivial, é um tema caro, valioso, que a gente respeita e trata com muita paixão."

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]