A estreia de #Ficaadica, stand up escrita por João Luiz Fiani e Maicon Santini e dirigida por Marino Jr., aconteceu nesta sexta-feira (28) às 23 horas no teatro João Luiz Fiani e atraiu uma plateia de risadas tímidas ao longo da apresentação.
O espetáculo, comandado por Maicon Santini, está pelo segundo ano consecutivo na programação do Festival de Curitiba.
Na peça, Santini fala de forma bem humorada de situações do cotidiano em cenários tipicamente curitibanos, uma espécie de autoajuda às avessas. O ator, assumidamente gay, também aborda temas do universo homossexual. No total, ele encarna três personagens: Edinho Ploc Ploc, Piriguete e Pedreiro. Entretanto, a apresentação de estreia no Festival contou apenas com Edinho, já que Santini dividiu o palco e o tempo com a humorista Bruna Louise.
Bruna, uma morena de sotaque carregado, arrancou boa parte das risadas do público, formado principalmente por casais, seu público-alvo. "O Maicon faz mais sucesso com o público teen, enquanto eu falo mais sobre relacionamentos. Quanto mais experiente a mulher é, mais ela vai rir das minhas piadas" comenta a atriz, que está há quatro anos no stand up.
Ambos não tem pudor algum em falar sobre sexo ou usar palavrões, o que pode acabar gerando incomodo em pessoas mais conservadoras. Durante uma apresentação da Bruna em um clube de comédia ela já percebeu um casal deixando a apresentação por acharam o humor muito pesado. Já Maicon Santini percebeu uma reação negativa durante uma apresentação em fevereiro. "Sempre que tem uma mulher muito loira na plateia eu faço piada com ela. Teve uma vez que uma loira se ofendeu e, durante um dos vídeos que eu passo na peça, ela saiu e levou as duas amigas embora" conta o comediante.
ImprovisosAssim como grande parte dos comediantes, Maicon e Bruna trabalham com o improviso. "Depende muito do público, na verdade. Se as pessoas estão se cagando de rir, me motiva a tentar fazer algo melhor" diz a atriz, que improvisou poucas vezes na noite de sexta-feira. "Os bares geralmente são mais dinâmicos, as pessoas bebem e riem mais, aí acabamos fazendo mais piadas" completa Santini.Na primeira apresentação da peça no festival deste ano o improviso aconteceu menos no texto e mais na estrutura de #Ficaadica, que normalmente possui vídeos que foram retirados por conta de problemas técnicos. O stand up ainda segue com apresentações neste final de semana e nos dias 4 e 5 de abril, sempre às 23 horas.
Serviço29/03, 04/04 e 05/04, às 23 horasTeatro João Luiz FianiR$44 inteira e R$22 meiaComédia/Stand upClassificação livre
Investida da PF desarticula mobilização pela anistia, mas direita promete manter o debate
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Como a PF construiu o relatório do indiciamento de Bolsonaro; ouça o podcast
Bolsonaro sobre demora para anúncio de cortes: “A próxima semana não chega nunca”