Uma comissão que analisa as honras nacionais na Jamaica decidiu não dar ao ídolo da música Bob Marley o título póstumo de Herói Nacional - a mais alta distinção do país.
Pela lei jamaicana, a Ordem do Herói Nacional é um título dedicado aos cidadãos que "prestaram serviços da natureza mais distinta para a Jamaica".
Segundo a comissão, apesar do sucesso de Bob Marley na música, as conquistas do músico não são suficientes para que ele receba o título.
Apesar disso, a comissão afirmou que irá sugerir ao Parlamento a criação de um novo título de distinção - a Ordem do Patrimônio Jamaicano, que se tornaria o segundo maior título para ícones culturais do país.
'Herói'
Pouco antes de sua morte, em 1981, Bob Marley recebeu o terceiro título de maior distinção na Jamaica , a Ordem ao Mérito.
Após sua morte, teve início uma campanha para tornar o músico, conhecido por ser um ícone do estilo musical reggae, um herói nacional reconhecido pelo governo.
Apenas sete pessoas receberam a Ordem do Herói Nacional na Jamaica - todas elas lutaram contra o colonialismo ou contra a escravidão no país.
Segundo o sociólogo Leachim Semaj, que ministrou, em 2007, a Aula Bob Marley na Universidade das Índias Ocidentais, a população já honrou o músico com o título, apesar da falta de reconhecimento do governo.
"A Jamaica já honrou Bob Marley. Não precisamos do reconhecimento do governo", disse.
A decisão final sobre inclusão do músico na lista oficial dos heróis nacionais jamaicanos será feita por um comitê especial do Parlamento no próximo ano.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano