Conhecido pelos trabalhos que mesclam elementos de linguagens do cinema e história em quadrinhos à poética teatral, o cineasta e diretor teatral Paulo Biscaia está estreando sua nova montagem neste fim de semana: "Graphic".
O novo espetáculo representa um amadurecimento da pesquisa que Biscaia e sua companhia, a Vigor Mortis, iniciaram com "Morgue Story Sangue, Baiacu e Quadrinhos", peça que recebeu o Troféu Gralha Azul de 2004 em diversas categorias. Pouco depois, o diretor leu o livro "Desvendando os Quadrinhos", de Scott McCloud, e percebeu inúmeras outras formas de ampliar ainda mais a percepção gráfica em suas peças.
Os três personagens de "Graphic" são artistas insatisfeitos com seu trabalho. Artie (leandrodanielcolombo, que assina assim mesmo, tudo junto e com minúsculas) desenha manuais de instruções, Becca (Carolina Fauquemont) é uma executiva de finanças que vive em meio a gráficos financeiros e Raf (Rafaella Marques) é uma artista de rua que trabalha com estêncil. O trio vai disputar uma vaga para o trabalho ideal: desenhista de quadrinhos de uma grande editora. A angústia e o desejo de conseguir o emprego dos sonhos são grandes a ponto de gerar conseqüências nefastas, como a morte de um dos personagens.
Para entender o processo criativo de um desenhista em quadrinhos, a equipe participou de um curso com o quadrinhista local DW. Os personagens apropriaram-se dos traços de cinco artistas convidados: José Aguiar desenhou os manuais de inscrição de Artie, DW desenvolveu os gráficos financeiros de Becca e os especialistas em estêncil Juan Parada, Claúdio Celestino e Olho fizeram as obras de rua de Raf. Os desenhos são projetados em vídeos criados por Biscaia.
Para criar a atmosfera de opressão típica de um ambiente urbano, o cenógrafo Guilherme Santana criou uma cidade sem nome, que pode ser qualquer uma, em imagens projetadas nos vídeos. Para compor a trilha sonora, Biscaia escolheu as músicas "visuais" da banda Talking Heads, cujos integrantes já foram artistas plásticos.
Confira as outras atrações nos teatros
Serviço: Graphic. De quinta a sábado, às 21 horas, e domingo às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5233. R$ 10,00 e R$ 5,00 (funcionários e clientes da Caixa, estudantes e idosos). Até 5 de novembro.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião