Conhecido pelos trabalhos que mesclam elementos de linguagens do cinema e história em quadrinhos à poética teatral, o cineasta e diretor teatral Paulo Biscaia está estreando sua nova montagem neste fim de semana: "Graphic".
O novo espetáculo representa um amadurecimento da pesquisa que Biscaia e sua companhia, a Vigor Mortis, iniciaram com "Morgue Story Sangue, Baiacu e Quadrinhos", peça que recebeu o Troféu Gralha Azul de 2004 em diversas categorias. Pouco depois, o diretor leu o livro "Desvendando os Quadrinhos", de Scott McCloud, e percebeu inúmeras outras formas de ampliar ainda mais a percepção gráfica em suas peças.
Os três personagens de "Graphic" são artistas insatisfeitos com seu trabalho. Artie (leandrodanielcolombo, que assina assim mesmo, tudo junto e com minúsculas) desenha manuais de instruções, Becca (Carolina Fauquemont) é uma executiva de finanças que vive em meio a gráficos financeiros e Raf (Rafaella Marques) é uma artista de rua que trabalha com estêncil. O trio vai disputar uma vaga para o trabalho ideal: desenhista de quadrinhos de uma grande editora. A angústia e o desejo de conseguir o emprego dos sonhos são grandes a ponto de gerar conseqüências nefastas, como a morte de um dos personagens.
Para entender o processo criativo de um desenhista em quadrinhos, a equipe participou de um curso com o quadrinhista local DW. Os personagens apropriaram-se dos traços de cinco artistas convidados: José Aguiar desenhou os manuais de inscrição de Artie, DW desenvolveu os gráficos financeiros de Becca e os especialistas em estêncil Juan Parada, Claúdio Celestino e Olho fizeram as obras de rua de Raf. Os desenhos são projetados em vídeos criados por Biscaia.
Para criar a atmosfera de opressão típica de um ambiente urbano, o cenógrafo Guilherme Santana criou uma cidade sem nome, que pode ser qualquer uma, em imagens projetadas nos vídeos. Para compor a trilha sonora, Biscaia escolheu as músicas "visuais" da banda Talking Heads, cujos integrantes já foram artistas plásticos.
Confira as outras atrações nos teatros
Serviço: Graphic. De quinta a sábado, às 21 horas, e domingo às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5233. R$ 10,00 e R$ 5,00 (funcionários e clientes da Caixa, estudantes e idosos). Até 5 de novembro.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro