Programação
Evento terá festival de cinema a partir de terça-feira
Desde 2009 realizada em Curitiba pela Aliança Francesa, Casa da Cultura Polônia Brasil, Consulado Geral da Itália, Instituto Cervantes Curitiba e Instituto Goethe, a Semana da Europa continua na terça-feira, 13, com o Festival de Cinema Europeu, que reúne 16 filmes provenientes de 16 países na Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174). A programação segue até o domingo, 25.
O evento foi criado em 2005 para festejar o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio data da histórica Declaração Schuman, feita em 1950 pelo político francês Robert Schuman, que propôs a criação de uma entidade europeia supranacional que seria o embrião da União Europeia. Mais informações e a programação do evento podem ser encontrados no site semanadaeuropa.org.br.
Concerto Europeu
Orquestra Sinfônica do Paraná, com Marc Moncusí (regência), Raphael Lustchevsky (piano) e Abel Pereira (trompa)
Guairão (R. Conselheiro Laurindo, s/nº, Centro), (41) 3304-7982. Amanhã, às 10h30. R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresenta amanhã sob regência do maestro espanhol Marc Moncusí, às 10h30, no Guairão. O concerto marca a abertura da Semana da Europa (leia mais sobre o evento ao lado) na capital paranaense e conta com mais dois convidados do Velho Continente com expressivas carreiras internacionais o trompista português Abel Pereira e o pianista polonês Raphael A. Lustchevsky.
Moncusí, que já dirigiu várias orquestras na Europa e nas Américas, rege o grupo paranaense depois de se apresentar com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, na última terça-feira, 13, também como convidado da Semana da Europa no Distrito Federal, onde o evento é celebrado há dez anos.
Programa
O programa, elaborado pelo próprio maestro espanhol, está dividido em duas partes. A primeira terá o poema sinfônico "O Moldávia", a peça mais conhecida do compositor checo Bedrich Smetana (1824-1884), que descreve o percurso do rio homônimo que passa por Praga. Em seguida, será apresentado o Concerto N.º 3 para Trompa em Mi Bemol Maior, de Mozart, com solo do premiado Abel Pereira desde 2013 primeiro trompa convidado da Orquestra Filarmônica de Berlim.
A segunda parte do programa terá o Concerto para Piano N.º 2, Op. 22, do francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), com solo de Raphael Alexandre Lustchevsky desde 2003 listado como um dos melhores pianistas do mundo pela Steinway & Sons.
Fecha o programa a obra Variações sobre um tema de Haydn, de Brahms uma peça de dez seções.
Regência
De acordo com Pedro Eusebio Cuesta, diretor do Instituto Cervantes em Curitiba um dos membros da Associação dos Institutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia (Eunic), que organiza a Semana da Europa , Moncusí é um dos mais conceituados maestros da Espanha hoje e toca regularmente na América Latina. "Consideramos que, com a carreira dele e essa proximidade, era uma oportunidade para o marco da Semana da Europa", explica Cuesta.
Deixe sua opinião