A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresenta hoje e na próxima terça-feira (10) a Sinfonia N.° 2, do compositor austríaco Gustav Mahler (1860-1911), como parte das comemorações de Páscoa. O concerto desta quarta-feira será realizado na Primeira Igreja Batista (R. Bento Viana, 1.200), a partir das 20 horas. O mesmo programa será executado no dia 10, desta vez, no Teatro Guaíra (veja o serviço completo do concerto no Guia Gazeta do Povo), às 20h30.
Sob regência do maestro titular Osvaldo Ferreira, a orquestra será acompanhada por 150 cantores do Coro Comunitário e pelas solistas convidadas Masami Ganev (soprano) e Adriana Clis (mezzo-soprano). As vozes serão comandadas pela regente do Coral Paulistano, Mara Campos.
Ferreira explica que a escolha da Sinfonia N.º 2 se deve ao tema da obra, que também é conhecida como "Sinfonia da Ressurreição". Assim como a "Nona" de Beethoven, o último movimento da composição de Mahler também inclui coro.
O maestro ressalta a importância da sinfonia, principalmente pela formação grandiosa que a sua execução demanda, com solistas, coralistas e instrumentistas. "Estas obras são apresentadas com pouca frequência, justamente pela estrutura necessária", diz.
Outro destaque da apresentação é o Coro Comunitário. Ferreira conta que, embora Curitiba conte com o Coro da Camerata Antiqua, não existe um grupo de coro sinfônico no Paraná. Fruto da oficina de coral realizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o apoio do Teatro Guaíra, o grupo é formado por cantores e grupos comunitários de Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa e Santa Catarina.
Para Priscilla Prueter, coordenadora e regente assistente do coro, este projeto é um grande incentivo aos cantores da comunidade, que ganham a oportunidade de se apresentar ao lado de grandes músicos. "A iniciativa atua também com um papel voltado à educação musical", diz.
Colaborou Ana Luiza Prendin.
Serviço:Orquestra Sinfônica do Paraná e Coro Comunitário. Primeira Igreja Batista de Curitiba (R. Bento Viana, 1.200), (41) 3091-4347. Hoje, às 20 horas. A entrada é franca. Os ingressos podem ser retirados no local, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Sujeito a lotação. Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/nº), (41) 3304-7900. Dia 10, às 20h30. A entrada é franca. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação. Sujeito a lotação.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia